Saiba mais sobre a importância de obter vantagem competitiva no mundo empresarial

A vantagem competitiva representa a capacidade de uma empresa de se destacar no mercado frente aos concorrentes, podendo ser alcançada ao oferecer produtos ou serviços de qualidade superior, preços competitivos e condições favoráveis, entre outras estratégias.

Para atingir essa vantagem, é importante buscar inovação, investindo em pesquisa e desenvolvimento, criando novos produtos ou processos de produção, e aprimorando os já existentes. Além disso, adotar tecnologias como automação, inteligência artificial e análise de dados (big data) é essencial.

Outra abordagem estratégica relevante é a diferenciação, que permite oferecer produtos ou serviços exclusivos ou adaptados às necessidades específicas dos clientes, reduzindo custos na produção a fim de otimizar processos de negócio e negociar melhores condições com fornecedores.

É importante destacar que essa vantagem é dinâmica e pode ser facilmente perdida se a empresa não se adaptar às mudanças do mercado. Por isso, é fundamental uma constante busca por novas abordagens para manter seus produtos ou serviços atrativos, especialmente em momentos desafiadores, como crises ou escassez de recursos.

6 passos para atingir a vantagem competitiva: 

1. Redução nos custos da sua produção

Uma das formas de competir com sua concorrência é reduzir seus custos operacionais. Dessa forma, você pode vender a preços mais baixos, mas sem danificar suas margens de lucro.

2. Conhecer o seu público

Você sabe quem são seus clientes e quais suas necessidades? Você precisa saber exatamente quem compra da sua marca e como você pode tornar sua vida melhor. É assim que você cria demanda hoje em dia, que obviamente vai funcionar como o motor do crescimento.

3. Análise da concorrência

Lembre-se que não se trata apenas de empresas que fabricam produtos ou prestam serviços semelhantes, seus concorrentes também são as empresas que possam atender às necessidades que sua organização pode. Ou seja, você precisa ser capaz de articular o benefício que oferece ao seu público-alvo, sendo melhor do que a concorrência.

4. Torne sua equipe mais produtiva

É essencial aumentar a produtividade para desenvolver suas vantagens competitivas. Isso pode ser feito agregando tecnologia na gestão de seus processos, automatizando rotinas administrativas. Também é possível investir em treinamento e qualificação, melhorando as aptidões e desenvolvendo as hard skills de seus colaboradores.

5. Garanta um bom relacionamento com o público-alvo

Aprimorar suas vantagens competitivas não é um esforço que visa apenas o interno, também é necessário cuidar do “externo”. Ou seja, do seu relacionamento com o cliente. É possível estimular a vantagem de um atendimento diferenciado através do customer engagement.

6. Ofereça promoções e descontos aos clientes

A promoção de vendas é uma excelente tática de aumentar o alcance da sua marca, potencializar seu brand awareness e conquistar os clientes pelo preço.

Fonte: Sebrae

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

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