Projeções indicam aumento no crescimento do PIB e estabilidade na inflação, embora acima da meta estabelecida
A perspectiva do mercado financeiro em relação à economia brasileira está mais otimista. Segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17), o crescimento projetado para o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, aumentou de 2,19% para 2,24% em apenas uma semana.
Há quatro semanas, as instituições financeiras consultadas pelo BC esperavam um crescimento de 2,14% para o PIB em todo o ano. As projeções para 2024 e 2025 são de crescimento de 1,3% e 1,88%, respectivamente.
No que diz respeito à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado financeiro se manteve estável em 4,95%. Há quatro semanas, esperava-se uma inflação de 5,12% para o ano de 2023. Para os anos seguintes, as projeções de inflação são de 3,92% em 2024 e 3,55% em 2025.
É importante ressaltar que a projeção para a inflação de 2023 ainda está acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%. Com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será considerada cumprida caso a inflação oscile entre 1,75% e 4,75%.
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central utiliza a taxa básica de juros, conhecida como Selic, que está fixada em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Essa taxa está em vigor desde agosto do ano passado e é a mais alta desde janeiro de 2017.
Fonte: agenciabrasil
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.