A Mars anunciou hoje, 14/08, a aquisição da Kellanova por US$ 83,50 por ação, totalizando cerca de US$ 36 bilhões, incluindo a alavancagem líquida assumida. Este acordo, que representa o maior investimento da Mars até hoje, visa integrar todas as marcas e operações da Kellanova, incluindo Pringles, Sucrilhos e Cheez-It.
A transação será financiada através de uma combinação de recursos próprios e nova dívida.
A compra foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da Kellanova, mas ainda precisa da aprovação dos acionistas e de outras condições habituais, com a conclusão projetada para o primeiro semestre de 2025.
O CEO da Mars, Poul Weihrauch, destacou que a aquisição impulsiona a meta da empresa de dobrar o portfólio de lanches na próxima década.
“Este portfólio global de marcas da Kellanova oferece uma oportunidade significativa para fortalecer nosso negócio de lanches sustentáveis,” afirmou Weihrauch. Por sua vez, Steve Cahillane, CEO da Kellanova, afirmou que a transação oferece valor atraente para os acionistas e abre novas oportunidades para funcionários, clientes e fornecedores.
O valor da transação representa um prêmio de cerca de 44% sobre o preço médio das ações da Kellanova nos últimos 30 dias e um prêmio de 33% em relação ao valor máximo das ações no último ano.
O múltiplo de aquisição é de 16,4 vezes o EBITDA ajustado dos últimos 12 meses até 29 de junho de 2024.
Este negócio é o maior já realizado no setor de alimentos embalados, superando a aquisição da VCA pela Mars em 2017 por US$ 9,1 bilhões.
A Mars, sediada em McLean, Virgínia, é conhecida por marcas como M&M’s, Snickers e Skittles, e tem buscado diversificar suas operações por meio de aquisições estratégicas.
Recentemente, o setor de alimentos embalados tem visto um aumento nas fusões e aquisições, à medida que as empresas buscam se adaptar a desafios como inflação e mudanças nas preferências dos consumidores. Em 2023, a J.M. Smucker adquiriu a Hostess Brands por US$ 5,6 bilhões.
No entanto, grandes fusões têm enfrentado desafios significativos:
A Comissão Federal de Comércio dos EUA e o estado do Colorado, por exemplo, já se opuseram à fusão entre Kroger e Albertsons, argumentando que isso poderia prejudicar os consumidores ao aumentar os preços.
A Mars não espera enfrentar grandes preocupações antitruste com a compra da Kellanova, uma vez que há uma sobreposição limitada entre os produtos das duas empresas.
O financiamento da aquisição inclui uma linha de crédito-ponte de US$ 29 bilhões.
Apesar da desaceleração nos gastos do consumidor e da inflação elevada, a Kellanova tem se saído bem, superando expectativas recentes e aumentando suas previsões de vendas para o ano.
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