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Volkswagen utiliza inteligência artificial e nostalgia em comercial para impactar o público e gera repercussão

Na última terça-feira (4), a maior fabricante de automóveis do mundo, Volkswagen, estreou a campanha “O novo sempre vem” para comemorar seus 70 anos de atuação no Brasil, causando impacto na publicidade e no marketing de maneira exponencial.

No comercial, a marca reviveu a cantora Elis Regina, falecida em 1982, utilizando a técnica de inteligência artificial deepfake. Ao reuni-la com sua filha, Maria Rita, ambas cantaram o hit de sucesso da musicista “Como Nossos Pais”.

O deepfake acontece através da IA (Inteligência Artificial), quando a mesma reposiciona áudios e imagens com o intuito de criar arquivos irreais na qual pessoas se encontram em todos os tipos de situações, falando ou cantando, como tomando qualquer tipo de atitude comandada.

Dentre suas possibilidades, está a troca de rosto e a clonagem de voz. Utilizada na propaganda, esta tecnologia foi usada em cima de uma atriz dublê que personificava a cantora Elis.

De acordo com Marcos Lamb, professor do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM Porto Alegre, a Inteligência Artificial abre caminhos para a propaganda. 

— Eu destacaria dois pontos: o da emoção, como pode ser visto no filme da VW; e o racional, em que o uso da IA ajuda, por exemplo, na análise de dados e no relacionamento direto com o consumidor. O uso da IA expande as possibilidades criativas e tem sido fundamental para a gestão da publicidade online”, afirma.

Produzido com a intenção de gerar nostalgia nos espectadores, a campanha publicitária utilizou-se de elementos característicos do consumo brasileiro, como os modelos antigos e atuais dos carros causando esse encontro entre gerações.

Desde seu lançamento, houveram críticas sobre a tentativa de “reviver” uma pessoa usando a tecnologia, mas também elogios alegando ser emocionante o vídeo produzido. 

O Reels da Volkswagen já conquistou mais de 10 milhões de visualizações no Instagram e mais de 1 milhão de visualizações no Youtube em apenas 3 dias, demonstrando que de uma forma ou de outra certamente permanecerá na memória do público por um bom tempo. 

Para compreender mais sobre as principais tendências e tecnologias do mercado atualmente, a Studio Grow utiliza os melhores softwares para serem implementados nas empresas, utilizando-se da metodologia grow que funciona atraindo e convertendo clientes.

Fonte: meioemensagem

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

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