Entenda seus tipos
As franquias têm se destacado como um modelo de negócio consolidado, proporcionando oportunidades tanto para franqueadores quanto para franqueados. Aqui estão alguns dos principais tipos de franquias e suas características distintas:
- Franquia Unitária:
A franquia unitária concede ao franqueado o direito de operar uma unidade exclusiva em uma localidade específica, geralmente em áreas comerciais. Vale ressaltar que o franqueador também pode optar por abrir outra unidade no mesmo local, se isso for financeiramente viável.
- Microfranquias:
Conhecidas por seu investimento inicial e custo operacional mais acessíveis em comparação com as franquias tradicionais, as microfranquias oferecem maior autonomia ao franqueado nas atividades diárias. Essas franquias podem ser estabelecidas em co-workings ou adotar o formato home office, proporcionando flexibilidade ao franqueado.
- Master Franquia:
Nesse sistema, o franqueado recebe direitos exclusivos para gerenciar um conjunto de unidades franqueadas em uma região específica. Ele assume a responsabilidade por todos os franqueados da marca na área geográfica designada e desempenha um papel ativo nos processos operacionais das unidades.
- Franquia de Desenvolvimento de Área (DA):
Similar à Master Franquia, a Franquia de Desenvolvimento de Área (DA) foca na expansão da marca em uma região específica, mas seu principal objetivo é o desenvolvimento da rede nesse local. Atuando diretamente no crescimento da rede, o franqueado DA não necessariamente opera as unidades.
Esses são apenas alguns dos principais tipos de franquias, cada um com suas nuances. É crucial realizar uma pesquisa de mercado abrangente antes de embarcar em qualquer empreendimento franchising. Verificar a confiabilidade da empresa franqueadora e sua solidez no mercado são passos fundamentais para o sucesso nesse tipo de empreendimento. Seja qual for a escolha, a compreensão aprofundada do modelo de franquia é essencial para uma jornada empreendedora bem-sucedida
Fonte: doutoresprotect
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.