Categoria(s) do post: Geral

O Brasil conquistou o 12º lugar global e se destacou como líder na América Latina em preparação para a transição energética, segundo o mais recente ranking do Fórum Econômico Mundial. Este avanço reforça o país como uma potência global no investimento em energias limpas, como hidroeletricidade e biocombustíveis, superando na classificação nações como Reino Unido e Estados Unidos.

A Suécia manteve sua posição como o principal país na transição energética, seguida pela Dinamarca. Pequenas variações foram observadas com a Finlândia em quarto lugar, seguida por Suíça e França. Alemanha está em 11º, China em 17º, Estados Unidos em 19º, Japão em 26º e Itália em 41º.

O relatório sublinha que, apesar dos avanços de 107 países na última década, incertezas globais têm desacelerado a transição energética nos últimos anos, impactadas por volatilidade econômica, tensões geopolíticas e mudanças tecnológicas.

No último ano, o investimento recorde de 1,8 trilhões de dólares na transição para energias limpas representou um aumento de 17%, embora as emissões do setor ainda tenham aumentado.

A Alemanha ocupa a 11ª posição, China em 17º, Estados Unidos em 19º, Japão em 26º e Itália em 41º no ranking global de 120 países. Tanzânia, Iêmen e República Democrática do Congo figuram entre os últimos colocados.

Energética

Segundo o Fórum Econômico Mundial, que realiza cúpulas anuais em Davos, Suíça, as incertezas globais têm desafiado o avanço consistente na transição energética nos últimos três anos. Dos 120 países estudados, 107 demonstraram progressos na última década, apesar dos desafios como volatilidade econômica, tensões geopolíticas crescentes e mudanças tecnológicas.

O relatório também enfatiza que o investimento de 1,8 trilhões de dólares (ou 1,7 trilhões de euros) no último ano para a transição para energias limpas representou um recorde, com um incremento de 17% em relação ao ano anterior, apesar do aumento nas emissões do setor.

Para empresas interessadas em otimizar custos com energia, o Studio Energy, parte do grupo Studio, oferece soluções no mercado livre de energia, promovendo uma transição sustentável e eficiente, alinhada às melhores práticas globais: