A Berkshire Hathaway Inc., liderada por Warren Buffet, divulgou ao mercado que comprou 121 milhões de ações da fabricante de computadores HP. De acordo com a informação divulgada na noite da quarta-feira, 6, a empresa de Buffet passa a possuir uma participação de 11,4% na HP. Tendo em conta a cotação de fecho da última sessão, nos 34,91 dólares, a participação rondará os 4,2 mil milhões de dólares. À atual conversão, trata-se de um montante de 3,86 mil milhões de euros.
“A Berkshire Hathaway é um dos investidores mais respeitados do mundo e damos boas vindas como investidores da HP”, disse um porta-voz da HP.
As ações da HP subiram 53% em 2021, mas caíram 7,3% desde o início deste ano até o fechamento da quarta-feira. A Berkshire, que historicamente se esquivou de alguns investimentos em tecnologia, inclinou ainda mais para esse setor nos últimos anos e construiu uma participação na Apple Inc. que foi avaliada em mais de US$ 161 bilhões no fim de 2021.
Os três restantes pilares da Berkshire Hathaway, conforme contou Buffet aos acionistas, são as seguradoras da companhia, a Burlington Nothern Santa Fe e o segmento de energia BHE.