Segundo a empresa de pesquisa de mercado, Forrester, até 2021, a tecnologia de automação  robótica irá substituir cerca de 4,3 milhões de emprego no mundo nas tarefas mais repetitivas e rotineira.

Hoje, existem 10 robôs para cada 10.000 trabalhadores, de acordo com dados da Federação Internacional de Robótica e a média global ficam em 74.

Verdade seja dita, a tecnologia veio para ficar e, ao contrário do que se pensa, projeções da consultoria Gartner revelam que este ano, a inteligência artificial criará mais vagas do que as extinguirá: serão gerados aproximadamente 2,3 milhões de empregos, enquanto 1,8 serão eliminados.

Assim como em tantas outras áreas, quem atua com gestão de pessoas deve estar preparado para embarcar nessa novidade. “O RH precisa entender as implicações da transformação digital, mas ter em mente que não se trata só de tecnologia, as mudanças dependem fundamentalmente da transformação das pessoas no trabalho”, comenta o diretor executivo da Fundação Getulio Vargas, João Lins.

Todavia, as empresas ainda não estão preparadas. Um levantamento feito pela HRtech Kenoby revela que para 52% dos profissionais de RH brasileiros, a empresa em que trabalham é pouco tecnológica. Ainda assim, para começar a alterar essa mentalidade, é hora de estudar e saber mais sobre algumas tecnologias.

Veja as principais:

  • Inteligência artificial

Agiliza o trabalho dos recrutadores, tornando-o mais rápido e inteligente, e auxiliando a processar dados e currículos.

  • Analytics e big data

Dizem que os dados são o novo petróleo e não é por acaso. Ao analisar as informações produzidas pelos funcionários no dia a dia de trabalho – como as metas atingidas, os treinamentos feitos, o uso do plano de saúde e as métricas da pesquisa de clima – a organização entende quais são os pontos que necessitam de atenção e consegue criar práticas específicas para cada profissional.

  • Geolocalização

A disseminação do trabalho remoto durante a pandemia do coronavírus ampliou a necessidade do uso da geolocalização pelas empresas.

Essa tecnologia é especialmente importante para criar um método de registro de ponto virtual, para funcionários que não estão presencialmente no escritório – realidade de 46% das empresas brasileiras durante o isolamento social, segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA).

  • Vídeo conferências

O uso de vídeo conferências estourou neste ano. Um levantamento da empresa App Annie mostra que aplicativos de comunicação à distância tiveram crescimento de 90% em março de 2020, em comparação com o ano anterior.

Essenciais no trabalho remoto, as ferramentas ajudam o RH nas análises de perfil e comportamento de candidatos, no treinamento de funcionários e na condução de reuniões.

Fonte: VocêS/A