A Vale anunciou a criação da Vale Ventures, iniciativa de corporate venture capital (capital de risco), para investir em startups com foco em soluções sustentáveis para a área de mineração. A empresa informou que está comprometendo capital de US$ 100 milhões, cerca de R$ 489 milhões, em investimento.

Com a iniciativa, a mineradora vai adquirir participações minoritárias em startups focadas em quatro temas:

  • Descarbonização na cadeia da mineração, investimento “tecnologias que ajudem a Vale e seus clientes a reduzir emissões de carbono, apoiando a ambição da empresa de reduzir emissões até ser neutro em carbono até 2050”.
  • Mineração sem resíduo, com o objetivo de “reduzir resíduos e impacto ambiental dos processos, fomentando economia circular e gerando novos fluxos de receita”.
  • Metais de transição energética, “para acelerar a capacidade de fornecer metais essenciais para transição energética e impulsionadores emergentes da demanda”.
  • Mineração do futuro, com o investimento em “novas tecnologias que mudarão a forma como as mineradoras executam seus negócios”.

“Colaboraremos com startups com visão de futuro que tragam grandes ideias e pensamento arrojado para esses desafios monumentais. Ao montarmos um portfólio de soluções disruptivas, nós podemos gerar retorno financeiro e estratégico, criando novas oportunidades de negócios, insights e conhecimento para a Vale, clientes e sociedade”, afirma o líder da Vale Ventures, Viktor Moszkowicz.

Fonte: Exame.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!