A extinção das duas modalidades de pagamento ocorre por conta do desinteresse após a criação do Pix.
Encerra nesta segunda-feira, 15 de janeiro, a transferência por DOC (Documento de Ordem de Crédito). Até às 22h, as instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizarão apenas os serviços de emissão e agendamento do DOC, destinados a clientes tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A medida, que afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, vem em resposta à diminuição do uso desses sistemas tradicionais de pagamento bancário após a criação do Pix.
Após às 22h de hoje, não será mais viável utilizar esse método de pagamento. Já o agendamento de DOC será possível realizar até 29 de fevereiro, quando o sistema será definitivamente encerrado. Também até o dia 29/2, os bancos terão prazo para processar os agendamentos enviados pelos clientes.
Além do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), que eram realizadas exclusivamente por empresas para efetuar pagamentos de benefícios a funcionários, também serão descontinuadas. Tanto na TEC quanto no DOC, o limite máximo para as transações era de até R$ 4.999,99.
Segundo a Febraban, a extinção das duas modalidades de pagamento ocorre por conta do desinteresse após a criação do Pix, que é gratuito e transfere o dinheiro de forma imediata para outras contas.
Encerramento do DOC
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC viu sua relevância diminuir diante de métodos de transferência mais rápidos e econômicos, especialmente após o lançamento do Pix em novembro de 2020.
Um levantamento da Febraban, baseado em dados divulgados pelo Banco Central, revela que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 totalizaram 18,3 milhões, representando apenas 0,05% do volume total de 37 bilhões de operações realizadas no ano.
O DOC ficou notavelmente atrás de outras formas de pagamento, tais como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e, especialmente, do Pix, preferido pelos brasileiros, com um total de 17,6 bilhões de operações.
TED continua
Empregada primariamente para a transferência de quantias substanciais, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) permanecerá em funcionamento. Criada em 2002, a TED possibilita a transferência de recursos entre diferentes instituições até as 17h dos dias úteis, com a transação sendo concluída em até meia-hora.
Conforme divulgado pela Febraban, no ranking dos métodos de transação mais utilizados pelos brasileiros em 2022, a TED ocupa a quinta posição, ficando atrás do Pix, cartão de crédito, cartão de débito e boleto, respectivamente. Anteriormente, o DOC estava em sétimo lugar nesse ranking.
Fique atento aos prazos
- 15/01/2024, às 22h – Último prazo para o envio ou agendamento de DOC e TEC com data até 29/02/2024. Após este momento, os bancos não disponibilizarão mais os serviços de DOC e TEC para os clientes.
- 29/02/2024 – Data final para o processamento dos agendamentos enviados pelos clientes pelas instituições financeiras. Também marca o encerramento, por parte dos bancos, dos sistemas de recebimento e processamento do DOC/TEC.
Fonte: Estadão
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.