A montadora norte-americana de carros elétricos, Tesla, está adquirindo a fabricante alemã de linhas de montagem de baterias, ATS Automation. A compra faz parte do objetivo da empresa norte-americana de implantar sua própria capacidade de fabricação de células de bateria.
Atualmente, a ATS é conhecida por fornecer o componente para grandes empresas como a BMW e Mercedes-Benz.
Segundo informações da imprensa alemã, a Tesla já está adquirindo a subsidiária do grupo ATW Assembly & Test – Europe GmbH. A transação pode ter sido influenciada pelas complicações financeiras da empresa da Alemanha, que chegou a ter seu nome envolvido em boatos de fechamento das portas.
Outra questão que pode ter influenciado na firmação do acordo é a localização da ATS. A companhia está sediada na cidade de Neuwied, na Alemanha, sendo que a Tesla Grohmaan fica em Prüm. Cidades que ficam apenas uma hora de distância de carro.
Também é importante que nos últimos anos, a Tesla promoveu a compra de diversas empresas, todas do ramo de engenharia e construção de máquinas para manufatura. Como por exemplo, a Hiber Systems e a Compass Automation.
Interesse em baterias
A Tesla parece mesmo estar interessada em baterias. Recentemente, a empresa mostrou interesse em comprar uma participação nos negócios de bateria da LG. De acordo com informações de uma fonte anônima, a Tesla estaria explorando assumir uma participação de até 10% na LG Energy Solution.
Outra fonte comenta que a ideia ainda está em fase inicial e que é muito cedo para dizer que existe um plano real. Atualmente, a Panasonic figura coo a principal parceira na produção de baterias da gigante norte-americana.