Desvendando as chaves para múltiplos elevados e crescimento sustentável no setor de tecnologia

Posicionar as empresas-clientes como adquirentes, demonstrar o crescimento das vendas e proteger tecnologias difíceis de replicar pode levar a múltiplos elevados para as empresas de tecnologia pré-dimensionadas, de acordo com o DAI Magister, um banco de investimento especializado em fusões e aquisições no setor de tecnologia, dedicado a capacitar essas empresas a alcançar novos patamares e deixar um impacto duradouro no mundo.

Segundo o vice-presidente da DAI Magister, Lee Chin Jian, o cenário de fusões e aquisições no setor de tecnologia está evoluindo para se tornar um mercado favorável aos compradores neste ano.

“Com avaliações mais baixas, menor concorrência por negócios e uma grande oferta de ativos de crescimento atrativos, as empresas com recursos financeiros estão bem posicionadas para aproveitar essas oportunidades por meio de aquisições estratégicas”, comentou Lee.

Apesar da visão otimista para os compradores, as empresas que são alvos em potencial de aquisição precisam se recuperar dos baixos múltiplos registrados em 2022. De acordo com Jian, as empresas de tecnologia que ainda não geram receita significativa ou estão em estágios iniciais de crescimento precisam se preparar para uma avaliação minuciosa por parte dos compradores em potencial. Elas também devem trabalhar na estratégia de posicionamento, atrair leads ideais e otimizar seus pontos fortes para garantir avaliações premium.

“Os vendedores hoje enfrentam um ambiente de fusões e aquisições mais desafiador, que exige planejamento cuidadoso e a implementação das estratégias certas para alcançar múltiplos mais elevados”, observou Jian.

O vice-presidente da DAI também enfatizou que uma maneira eficaz para as empresas de tecnologia pré-dimensionadas aumentarem suas avaliações é proteger suas tecnologias por meio de patentes.

“As patentes representam ativos inestimáveis que estabelecem um monopólio legal em torno da tecnologia da empresa, indicando aos investidores e potenciais compradores que ela é exclusiva e defensável. Além disso, as empresas de tecnologia que demonstram projeções sólidas de crescimento de vendas e receitas, baseadas em compromissos sólidos com os clientes, têm potencial para melhorar significativamente suas avaliações”, disse o vice presidente.

Uma previsão para este mercado de oportunidade é observar o interesse dos investidores, que atualmente se concentra em empresas que têm um caminho claro para gerar receitas futuras, mesmo que ainda não tenham concretizado completamente essa conquista.

Fonte: FusõeseAquisições

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

Conheça nossas soluções: