Que a Amazon está sempre lançando tendências não é nenhuma novidade. Facilitar a vida dos consumidores está no DNA da empresa norte-americana. Mas hoje, vamos falar do Dash Cart, um carrinho de compras que promete revolucionar a forma de consumo nos supermercados.

O Dash Cart, aparentemente um carrinho simples, rastreia os itens que são ali inseridos e permite o pagamento no próprio carro, sem a necessidade de ir para a fila do caixa.

Para usufruir da tecnologia, os consumidores devem ter uma conta da Amazon e um smartphone para usar um carrinho de compras. Depois de entrar na loja, os usuários escaneiam um QR code, localizado no aplicativo Amazon, que os permite usar o carrinho e ainda carrega as listas de compras localizadas no app da Alexa.

Supermercado do futuro

Se você quiser se destacar da concorrência, e ter um supermercado do futuro é imprescindível ficar de olho nas tendências do setor supermercadista. A tecnologia tem ganhado cada vez mais força e mais espaço em nossas vidas, facilitando tanto a rotina de compras quanto a melhora nas vendas das lojas.

Por isso, é preciso ficar ligado no que há de mais novo no mercado e que pode não apenas aumentar os seus lucros, mas também atrair e fidelizar clientes que gostam de experimentar as novidades em primeira mão. 

Confira as tendências para o supermercado do futuro:

Caixas de autoatendimento

Já implementados em muitos supermercados pelo Brasil, os caixas de autoatendimento são uma tendência para o futuro. Aliás, quando o cliente passa a ter a opção de self check out ele deixa de utilizar os caixas convencionais completamente. 

Claro que essa mudança no comportamento do consumidor pode ter sido provocada, pelo menos em um primeiro momento, pela pandemia e pela necessidade de manter o distanciamento social. Entretanto, muitos clientes que utilizaram esse sistema, preferem ele para o pagamento das suas compras.

Ausência completa de caixas

Não apenas o autoatendimento é uma tendência, mas a ausência completa de caixas também pode ser uma realidade no supermercado do futuro. Claro que essa novidade ainda vai demorar alguns anos para se expandir, mas provavelmente ela chegará até você em algum momento.

A Amazon lançou o protótipo de uma ideia de supermercado sem caixas, o Amazon Go Grocery. Este tipo de loja funciona da seguinte forma: o cliente entra na loja física e faz o login no aplicativo do Amazon Go; conforme ele vai pegando os produtos, estes devem ser registrados pelo código de barras no aplicativo; o valor vai sendo somado; e no final o pagamento é efetuado através do cartão cadastrado na sua conta da Amazon. Alternativamente, também existem carrinhos e cestos de compras especiais, que possuem sensores para registrar tudo o que o cliente adiciona neles.

Inteligência artificial para aumentar as vendas

A inteligência artificial veio para revolucionar muitas tarefas do dia a dia tornando-as mais fáceis e mais rápidas. Isso é possível porque através de diversos logaritmos, os softwares conseguem perceber padrões de comportamento dos usuários e simplificar determinadas tarefas. Se a vida das pessoas foi simplificada, a inteligência artificial também pode ser utilizada em diversos ramos do varejo, como é o caso do supermercado do futuro. 

Mapas de calor

Essa é uma tecnologia que já vem sendo utilizada por alguns players do setor supermercadista, mas que se tornará praticamente obrigatório no supermercado do futuro. Os mapas de calor são câmeras que conseguem registrar o padrão de movimentação dos clientes e identificar quais são os pontos mais importantes dentro da loja. 

Isso permitirá ao gestor entender quais são os produtos que mais interessam aos clientes, quais as decorações que são mais atrativas, ou mesmo quais as promoções nas quais os clientes prestam mais atenção. 

Investimento na experiência do cliente

Com tanta tecnologia, você deve estar se perguntando como fica a experiência de compra do cliente, certo? Pois, essa deve ser uma das grandes preocupações dos gestores, mesmo com tantas inovações implementadas nos supermercados.

Afinal de contas, de nada adianta ter um supermercado do futuro, repleto de tecnologia de ponta, se na hora de fazer o check out o cliente experimentar dificuldades, se a iluminação não for adequada para que o cliente veja os produtos, se as prateleiras estiverem desorganizadas, se os produtos deixarem a desejar na qualidade, dentre outros.

Rádio indoor personalizada

Anteriormente falamos de melhorar a experiência de compras dos clientes, entretanto, uma dessas estratégias merece uma atenção especial, é a rádio indoor personalizada. Já podemos adiantar, se você quiser oferecer um supermercado do futuro para o seu cliente, então pode começar com implementando uma rádio na sua loja.

Aplicativo separador

Já que estamos falando de supermercado do futuro, que tal conhecer o aplicativo separador, que veio para facilitar a rotina dos gestores desse setor. Com ele você consegue dividir os pedidos de cada cliente por setores do supermercado, facilitando o trabalho de quem vai separar os itens adquiridos pelo site.

Você sabia que o Grupo Studio pode ajudar o seu supermercado?

Com expertise no ramo, as soluções do Grupo Studio já recuperaram mais de 100 milhões de reais no setor supermercadista com revisões de tributos.

Não perca tempo, conheça a Studio Fiscal!

Clique aqui e saiba mais!