CEO da Fruki compartilha suas experiências depois de suceder o pai na presidência da empresa

A combinação de família e negócios nem sempre é um processo simples e bem-sucedido para todos os empreendimentos. A longevidade de uma empresa familiar depende de vários fatores, como uma sucessão planejada e preparada, o fortalecimento da cultura organizacional e a profissionalização da gestão. Este foi um dos pontos que Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da Fruki Bebidas, compartilhou durante o 1° Fórum do Conhecimento organizado pela CIC Caxias.

Em 2019, Aline assumiu a presidência da empresa gaúcha, sucedendo seu pai, o empresário Nelson Eggers, e tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da organização. No entanto, chegar à liderança de uma empresa prestes a completar 100 anos, com operações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, exigiu preparação e tempo. 

Desde os primeiros anos, Aline compreendeu a importância de investir em governança corporativa para, como ela diz, “proteger o negócio das pessoas”. Gradualmente, novos processos foram implementados por meio de discussões e amadurecimento dos temas com a equipe.

— Em 2007, estabelecemos o primeiro conselho na Fruki. Em seguida, profissionalizamos a diretoria, contratamos auditoria externa e estabelecemos comitês de pessoas e finanças que se reportam diretamente ao conselho… É uma questão de tomar decisões profissionalmente — explica.

Em 2013, Nelson comunicou a Aline que estava deixando o comando da Fruki e que gostaria que ela assumisse a liderança da empresa. O processo de sucessão durou seis anos e foi formalizado em 2019. Aline ocupará o cargo por 10 anos e, em seguida, passará para seu irmão, Julio Eggers, que ficará na posição pelo mesmo período, seguindo o protocolo estabelecido pelo pai e aceito pelos acionistas.

Aline também destaca a importância de preservar a cultura do negócio para garantir o sucesso da sucessão e o crescimento fortalecido da empresa:

— Nossa cultura está centrada no cliente, buscando sempre atendê-lo da melhor forma possível. No entanto, são pessoas engajadas, motivadas e apaixonadas que nos trazem resultados crescentes — observa a diretora-presidente.

A Studio Family Business entra neste segmento como  uma consultoria que já atendeu mais de 1.200 famílias por todo o território brasileiro, fornecendo governança e compliance, com a finalidade de alcançar soluções societárias aos seus clientes, propondo os melhores cenários para melhor definir qual rumo seguir com sua empresa.

Fonte: Studio Family Business

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

Conheça nossas soluções: