Para orientar mulheres demitidas no período da pandemia, a startup “Se Candidate, Mulher!”, oferece suporte virtual gratuito com aulas sobre currículo, entrevista, como ter um perfil no LinkedIn, entre outros temas.
Podem se candidatar mulheres atingidas por alguma demissão nos últimos meses de 2022 e que estejam desempregadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho.
Durante 15 dias, as inscritas terão acesso a conteúdos exclusivos na plataforma digital “SCM Academy”, com exercícios e suporte sobre os temas necessários para participar de processos seletivos como autoconhecimento, currículo, LinkedIn, comunicação, entrevista e carreira.
Nas aulas, as participantes contarão com a ajuda de profissionais que são referências no mercado de trabalho em suas áreas de atuação. São elas: a LinkedIn Top Voice e especialista em diversidade e inclusão e ESG Andreza Maia, a especialista em inovação e transformação digital e LinkedIn Top Voice Amanda Graciano, a especialista em recolocação profissionais e mentora de carreira Ana Clara Paiva, a CEO da Se Candidate, Mulher! Jhenyffer Coutinho, entre outras convidadas especiais.
Sensibilizadas com as notícias de demissões em massa soltas recentemente, Jhenyffer Coutinho e Fernanda Miranda decidiram ajudar. “Temos uma solução que pode ser acessada dos quatro cantos do Brasil, as notícias sobre startups neste momento não precisam ser apenas negativas, foi a maneira que encontramos de ajudar”, diz Jhenyffer.
Mulheres são maioria de desempregadas no Brasil
Tripla jornada, desvalorização profissionais, desigualdade salaria, assédio. Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.
Obstáculos que foram ainda mais evidenciados durante a pandemia de Covid-19. Dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostram que em 2021, 51,56% das mulheres estavam empregadas. Número 20% menor em relação aos homens.
Recentemente, o mercado de startups tem sido surpreendido por uma onda de demissões em massa, a última ocorreu no dia 26 de maio.
“Passar por um momento de demissão em massa não é nada fácil, independente dos motivos. Então, a nossa luta diária pela igualdade e respeito no mercado de trabalho para mulheres não poderia ser diferente a essa situação. Por isso, vamos oferecer ajuda às mulheres atingidas por essa onda disponibilizando acessos (por um período limitado) à SCM Academy, nossa plataforma de preparação e melhoria de performance das mulheres em seus processos seletivos e recolocação nas empresas”, explica Jhenyffer.