Categoria(s) do post: Geral

Um dos principais problemas perante um cenário de pandemia é o colapso do sistema de saúde. Com o grande número de pacientes nos hospitais, acaba faltando leito, equipamentos e profissionais para atender toda a demanda. De olho nessa situação, a startup Caren, health tech, criada em 2018 para oferecer serviços de telemedicina no país, fechou uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para criar m sistema de triagem online que está sendo executado na emergência do Hospital de Clínicas.

Thiago Bonfim, CEO da startup explica como a novidade opera. “A ferramenta funciona da seguinte forma: ao chegar na emergência, o paciente responde a um questionário online de triagem. Após o término, ele recebe uma nota de urgência, com a possibilidade de estar ou não com a Covid-19 e espera ser chamado. O gestor médico vai estar na outra ponta da plataforma e receberá as informações do paciente, entendendo melhor seu estado de saúde e podendo assim avaliar a prioridade no atendimento. O sistema otimiza o trabalho dos profissionais porque com a Caren é necessário apenas de uma pessoa para a tomada de decisão e encaminhamento dos pacientes. A identificação de casos suspeitos e prioridades é feita automaticamente pelo sistema e vários pacientes podem responder a triagem simultaneamente, o que gera um enorme ganho de eficiência”.

O sistema de triagem online desenvolvido para o HC contou com a colaboração do corpo médico do Hospital e do time de tecnologia da Unicamp e foi feito para que a interação aconteça dentro da área de emergência. É um sistema de triagem que separa pacientes suspeitos de pacientes saudáveis e que gera uma fila por ordem de prioridade, de maneira automática.

Seguindo os parâmetros do Ministério da Saúde, a ferramenta online utiliza um chatbot, programa de inteligência artificial que se comunica através de mensagens de texto, para coletar as informações dos usuários, através de perguntas e respostas. Os dados recolhidos são tratados a partir do que determina o Ministério da Saúde. Ao final do teste, o internauta pode entender melhor o estado de saúde e saber se deve ou não procurar por um atendimento clínico.

Fonte: Inteligemcia