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O plano de marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja desenvolver ações estratégias de fortalecimento da marca, produto ou serviço. Afinal, é ele que irá direcionar as ações de acordo com os objetivos do negócio, facilitando na hora de metrificar os resultados e de manter a empresa competitiva.

Veja de forma clara e objetiva como organizar as informações para fazer seu plano de marketing:

·         Entenda seu negócio

Parece um pouco estranho, mas essa é uma das etapas mais importantes para quem está em busca de como fazer um plano de marketing. Entender o que sua empresa quer oferecer como produto ou serviço é essencial para saber como fazer um plano de marketing de uma empresa.

·         Estabeleça seu público alvo

Após descobrir qual o DNA do seu negócio, é preciso saber qual público atingir. Para ter certeza disso, o ideal é conhecer e definir claramente o seu público alvo.

Comece com uma breve pesquisa com conhecidos e potenciais clientes. Em seguida, inicie um processo de pesquisa de mercado e marketing para ter mais detalhes sobre: comportamento, gênero, idade, classe e outras informações que irão auxiliar na hora de delinear as ações do plano de marketing.

·         Defina seus objetivos

Um objetivo precisa ter número e prazo, assim, será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não. 

Faça um planejamento realista. Uma boa estratégia para ter o pé no chão é fazer benchmarking com outras empresas do mercado e entender quanto tempo elas demoraram para atingir os objetivos que você tem em mente.

·         Planos de ações e metas

Agora é a hora de pensar em como fazer um plano de marketing em degraus, ou seja, qual é cada passo que sua empresa precisa seguir para alcançar o objetivo final do planejamento de marketing.

O importante aqui é definir quais são as ações que serão feitas e quais resultados são esperados dessas ações para atingir as metas. 

·         Tenha um cronograma de atividades

Com as ações definidas pelo menos para os primeiros meses de funcionamento do negócio, está na hora de criar um cronograma com as etapas do plano de marketing.

Um calendário de ações é essencial para a boa criação de um plano de marketing, e principalmente, para execução do mesmo.

Descreva os planos de ações e prazos em algum documento que fique visível a todos os responsáveis. 

·         Revise e comece de novo

Muitas empresas pulam uma etapa importante no momento de iniciar um novo ciclo de estratégias: revisar o que foi feito. 

Esse momento é crucial para o negócio entender o que funcionou ou não. 

Nesta etapa use os indicadores de marketing para avaliar seus resultados. A partir da análise, inicie um novo processo de estudo e siga novamente as etapas de como fazer um plano de comunicação integrada de marketing. 

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