Atualmente, o mercado tem aberto cada vez mais espaço para aqueles que desejam empreender. Todos os dias vão surgindo novas opções de negócios nas mais variadas áreas de atuação. Mas antes de se tornar bem-sucedido, é preciso uma análise do mercado para identificar sua tendência e a intenção de compra dos consumidores. As oportunidades de negócios podem ser detectadas com o auxílio da pesquisa de mercado, para orientar o empreendedor nas suas estratégias e melhor atender o mercado-alvo.
Em alguns momentos, o imediatismo pode levar o empreendedor a investir em um negócio sem antes realizar um estudo prévio do mercado. Neste caso, vários problemas gerenciais e até mesmo a mortalidade do negócio em um curto espaço de tempo podem surpreender o empreendedor.
Segundo dados do IBGE, as empresas que nasceram em 2011 estavam na seguinte situação até cinco anos depois:
- 75,2% sobreviveram até 2012.
- 64,5% sobreviveram até 2013.
- 52,5% sobreviveram até 2014.
- 45,4% sobreviveram até 2015.
- 38% sobreviveram até 2016.
Este levantamento do IBGE mostrou que apenas 38% das empresas criadas em 2011 sobreviveram até 2016. Ou seja, 62% das empresas fecharam as portas até cinco anos após a sua abertura.
De acordo com o SEBRAE, a falta de planejamento do negócio é um dos principais fatores que explicam a mortalidade das empresas. Outro fator ressaltado é a entrega de um produto ou serviço sem diferencial. Ou seja, em termos práticos significa algo sem valor para quem consome, contribuindo assim para um faturamento aquém do esperado e, muitas vezes, insustentável.
A pesquisa de mercado auxilia o empreendedor no levantamento de informações sobre os gostos e preferências dos consumidores. Mesmo em um mercado saturado e com alta concorrência, o consumidor pode informar na pesquisa que as suas necessidades não estão sendo atendidas, e isso pode ser muito útil para o empreendedor que esteja estudando e planejamento a entrada neste mercado. Assim, este empreendedor pode moldar o seu negócio com objetivo de atender estas necessidades, atuando nas falhas cometidas pela concorrência.
Com o avanço da tecnologia, a geração e disseminação de informações foram evidentemente facilitadas. Mas, ao mesmo tempo, é necessária muita atenção com os dados disponibilizados na internet. Avaliar a sua fonte é muito importante para evitar erros na tomada de decisão.
Acredite, o levantamento de informações, tanto das que já estão disponíveis quanto a que o próprio empreendedor realiza, é um dos fatores que contribuem para o sucesso dos negócios. Faça pesquisas e prospere cada vez mais em seu negócio.