Atualmente, os candidatos estão mudando bastante a forma de avaliar uma proposta de emprego. Questões como benefícios ou distância entre casa e trabalho não é mais prioridade. A pandemia tem trazido uma maior humanização para o cotidiano corporativo e isso faz com que muitos profissionais tenham repensado quais são os valores que de fato são relevantes para eles na hora de escolher um novo empregador.

Confira abaixo, sete questões que estão sendo consideradas importantes para os candidatos hoje:

  • Trabalho remoto

Eles estão avaliando o quanto à empresa deseja manter a flexibilidade de trabalho remoto. Muitos profissionais gostaram da experiência de trabalhar em casa. Inclusive, existe um movimento de pessoas migrando dos grandes centros para cidades do interior e litoral, já que foi provado que, em muitas funções, é possível trabalhar de qualquer lugar. Algumas empresas já anunciaram o fechamento dos escritórios físicos, aderindo ao trabalho à distância de maneira efetiva. Ainda existem pessoas que preferem os ambientes formais, mas boa parte dos profissionais gostariam que suas organizações aderissem a um modelo mais híbrido, com apenas um ou dois dias de trabalho no escritório.

  • Responsabilidade Social

Há candidatos interessados em saber qual tem sido o posicionamento do potencial empregador diante do momento em que a sociedade está vivendo e quais ações têm tomado para aliviar o desconforto de outro. Eles entendem que a companhia precisa contribuir de forma significativa para a sociedade na qual ela está inserida. Foram muito bem avaliadas pelo mercado as empresas que se engajaram em ações, como: montadoras que ajudaram a reparar respiradores, empresas de cosméticos e bebidas que disponibilizaram suas linhas para a produção de álcool em gel, companhias de calçados produzindo pares para profissionais da saúde, grupos do setor têxtil fabricando aventais e equipamentos de segurança para o setor de saúde, grandes grupos de consumo fazendo doações em dinheiro e de produtos, e até doações financeiras feitas pelos bancos. Esses fatores ajudam a causar um impacto positivo na sociedade.

  • Propósito

O propósito da empresa e do produto ou serviço que ela oferece também têm chamado atenção dos candidatos. As pessoas querem estar em organizações das quais elas possam ter orgulho de falar para seus amigos e familiares. Nesse sentido, é importante que o produto ou serviço não prejudique o meio ambiente ou a saúde humana, por exemplo.

  • Humanização corporativa

Na sala de entrevista, os candidatos têm se mostrado interessados em entender qual tem sido a postura da empresa com relação aos desafios enfrentados pelos seus funcionários durante a pandemia. O quanto à empresa tratou bem os funcionários nesses últimos meses? Houve compreensão quanto às dificuldades de adaptação ao novo modelo de trabalho? O quando a companhia conseguiu manter um clima saudável e um nível de pressão adequado, apesar de todos os desafios enfrentados por muitos setores.

  • Rotatividade

Existe uma preocupação genuína de quem está avaliando uma nova vaga de entender o porquê de aquela vaga estar aberta e também qual tem sido o turnover da empresa durante a pandemia. Empresas que reduziram drasticamente os quadros e agora começam a recontratar podem sentir um pouco mais de dificuldade para atrair profissionais de talento, pois há um receio de quem está no processo seletivo sobre a continuidade da vaga e a possibilidade de fazer carreira no longo prazo dentro da organização.

  • Qualidade de vida

Com o home office, naturalmente, os profissionais economizam o tempo de deslocamento que antes investiam no trajeto entre a casa e o trabalho. Com isso, muitos puderam se dedicar a atividades extras, ainda que fosse a formato online. Esse novo cenário fez crescer, ainda mais, a valorização pela qualidade de vida, item que está sendo observado pelos candidatos antes mesmo que o salário. Apesar de a remuneração ser um ponto sempre relevante, as pessoas aprenderam a viver com menos e fizeram modificações em suas cadeias de valores.

  • Perfil do gestor e do projeto

Independente do momento do mercado, do país ou do mundo, o perfil do gestor e o projeto em si sempre vão ser pontos bem analisados pelos candidatos. A diferença é que, no momento, eles estão muito pareados com os fatores acima listados. Mantém-se, também, a valorização pelas oportunidades de crescimento na carreira, no médio e longo prazo, e pela possibilidade de ser desafiado a trabalhar com autonomia para poder deixar um legado na empresa.

Essas questões são interessantes para que as equipes de RH e líderes reflitam durante as suas estratégias de atração de talentos. Nem sempre esses profissionais ressaltam as ações da empresa durante a pandemia com o destaque que eles merecem. É importante que eles saibam quanto esses projetos têm valor dentro e fora da companhia, inclusive na sala de entrevista.

O ano de 2020 ajudou muito as pessoas a verem as coisas de uma maneira um pouco diferente. Esse, inclusive, era um movimento que as novas gerações já estavam trazendo para o mercado. Os profissionais de hoje demonstram uma forte preocupação com os conceitos de propósito e significância, o que pode influenciar para que o mundo mude um pouco as rédeas.

Fonte: VocêS/A