O Outubro Rosa é uma campanha realizada durante o mês de Outubro que possui o objetivo de alertar e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, pois, segundo estimativas de 2018, serão registrados, anualmente, 59.700 novos casos da doença, em média.
Esta campanha tornou-se mundialmente conhecida, tendo como origem as pequenas ações e iniciativas que eram realizadas nos Estados Unidos, até que, dada a relevância da causa, o Congresso Americano aprovou Outubro como o mês nacional da prevenção ao câncer de mama.
Ao final do século XX, a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation instituiu o laço cor de rosa como principal símbolo da campanha e, em 1991, durante a Corrida pela Cura, em Nova Iorque, foram distribuídos laços cor de rosa para todos os participantes, dando maior visibilidade ao símbolo e, consequentemente, à campanha.
A partir de então, várias ações passaram a ser realizadas, por diversos países do mundo, com a finalidade de disseminar informações sobre os tipos de câncer, detecção precoce, qual é o fator de risco, as chances de cura, a importância da mamografia, além de como fazer o autoexame.
No Brasil, a primeira iniciativa que originou a campanha nacional foi a iluminação em cor de rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, chamado também de Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo/SP, no dia 02 de outubro de 2002.
A iluminação foi feita por um grupo de mulheres que se identificavam com a causa, e que queriam promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, para a população brasileira. A ideia do laço cor de rosa, símbolo da campanha mundial, foi criada pela Estée Lauder Cosmetics, empresa de cosméticos, que investiu para que tornasse conhecido por todo o mundo, garantindo maior alcance à campanha.
Os números do câncer de mama
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o 2° que mais acomete mulheres no Brasil. No mundo, em 2018, o câncer de mama representou 24,2% dos casos de câncer femininos. O carcinoma ductal infiltrante é o tipo mais comum, correspondendo entre 80 e 90% do total de casos registrados.
O câncer de mama é a quinta maior causa de morte por câncer em geral, e a primeira maior causa de morte de mulheres por câncer. Com uma taxa de incidência de 56,33 casos para cada 100.000 mulheres, o seu índice de mortalidade é de 13,22 óbitos para cada 100.000 mulheres, aproximadamente.
Os objetivos do Outubro Rosa
Dada a alta incidência desta doença, no Brasil e no mundo, a campanha revela-se essencial, para informar e ensinar as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o qual aumenta, consideravelmente, as chances de cura.
Portanto, as iniciativas, promovidas durante a campanha, visam fornecer maior conhecimento sobre a doença em si, suas causas, fatores de risco, como é feito o diagnóstico e o tratamento.
O câncer de mama possui causas variadas, que vão desde fatores hereditários, até o estilo de vida, obesidade, sedentarismo, álcool, cigarro, reposição hormonal, entre outras. A partir do momento em que a mulher completar 40 anos, deve realizar o acompanhamento através da mamografia, com o intervalo de 1 a 2 anos, entre cada exame.
Para as mulheres com histórico familiar, e alta probabilidade de desenvolver a doença, a mamografia deve ser realizada, anualmente, a partir dos 35 anos. A campanha Outubro Rosa promove mutirões, onde são realizadas milhões de mamografias, auxiliando no diagnóstico e prevenção da doença.
Durante a campanha, é oferecida também toda a orientação necessária, para um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado. O autoexame também é abordado, para que as mulheres criem maior consciência sobre o próprio corpo, e possam detectar qualquer sinal.
O Grupo Studio e a campanha do Outubro Rosa
O Grupo Studio apoia esta causa tão importante e, para participar efetivamente do Outubro Rosa, realizará ações de conscientização em sua sede. Esta iniciativa mostra-se de grande relevância, pois as empresas brasileiras possuem o papel social de auxiliar na promoção do bem comum, devido à abrangência de suas atividades, e o Grupo Studio se destaca nessas ações.