O ChatGPT tornou as aplicações de inteligência artificial acessíveis para milhões de pessoas. O sucesso repentino da inovação elaborada pela empresa OpenAI chamou a atenção da Microsoft, que investiu bilhões de dólares para integrar a solução aos próprios serviços. O agronegócio, que sempre teve a tecnologia como aliada, também pode se beneficiar dessa nova ferramenta.

Sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial que utiliza a linguagem natural para entender e processar informações, como perguntas e respostas. Ele é baseado em um modelo de linguagem natural chamado Generative Pre-trained Transformer (GPT). O modelo gera conteúdo com uma linguagem semelhante à de um ser humano, sendo capaz de analisar o contexto e as palavras-chave de uma pergunta e, em seguida, gerar uma resposta coerente e relevante.

No entanto, o modelo de linguagem tem sido conhecido por oferecer respostas imprecisas e informações fora do contexto. Embora os criadores estejam trabalhando constantemente para melhorar a tecnologia, a utilização deve ser realizada com cautela, especialmente quando envolve decisões sobre a atividade agropecuária.

O ChatGPT utiliza algoritmos de aprendizados de máquina para processar granes quantidades de informações. A partir dos bilhões de dados inseridos em vários idiomas, a tecnologia prevê a próxima palavra ou frase em um texto. O processo é repetido várias vezes, permitindo que o modelo aprenda a reconhecer padrões na linguagem natural.

Quando o ChatGPT recebe uma pergunta, utiliza o algoritmo para analisar o texto e gerar uma resposta. O processo de criação de respostas envolve a escolha de palavras e frases mais relevantes para a pergunta, além da organização delas de modo coerente e compreensível.

À medida que a inteligência artificial recebe mais perguntas e respostas, ela aprende e melhora a qualidade das informações que fornece, tornando-se mais precisa e relevante com o tempo. Contudo, a tecnologia não entende o sentido do conteúdo, limitando-se apenas a fornecer a construção mais previsível.

Aplicações no agronegócio

A inovação do modelo de linguagem tem aplicações diretas em setores relacionados à comunicação, e os modelos de aprendizado de máquina, quando alimentados corretamente com dados relevantes, podem ser utilizados em vários setores da agropecuária. Confira alguns deles:

Análise de dados

Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados e identificar padrões, o ChatGPT pode analisar dados agrícolas, como previsões climáticas, dados de colheita e informações de mercado. Isso pode ajudar agricultores a tomar decisões mais precisas sobre plantio, irrigação e colheita.

Assistência técnica

A inteligência artificial pode fornecer assistência técnica a agricultores, respondendo a perguntas sobre técnicas de plantio, manejo de pragas, nutrição de plantas e outras questões relacionadas à agricultura. Produtores podem acessar essas informações por meio de aplicativos ou sites integrados à tecnologia.

Comunicação com clientes

O modelo de linguagem também pode ser usado para melhorar a comunicação entre produtores e clientes. Os chatbots podem fornecer informações sobre produtos, como características nutricionais, origem e métodos de cultivo. Além disso, a tecnologia é capaz de coletar feedback de clientes e ajudar produtores a melhorar produtos e serviços.

Melhoria da cadeia de suprimentos

A tecnologia pode ser usada para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos no agronegócio. Por exemplo, chatbots podem ser usados para rastrear produtos desde a fazenda até o mercado, fornecendo informações sobre a localização e o estado dos itens em tempo real. Isso pode ajudar a reduzir os custos e o desperdício.

Fonte: Estadão.

Sobre o Grupo Studio:

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

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