A Noruega, referência global em medidas de controle das mudanças climáticas, conta com a construção mais sustentável do mundo. Elaborado pelo escritório de arquitetura Snohetta, o conjunto comercial de escritórios Powerhouse Brattorkaia, foi erguido em Thordheim, a terceira maior cidade do país.
Com 18 mil metros quadrados, o prédio usa variadas tecnologias para diminuir drasticamente o uso de energia em suas operações diárias. Entre os progressos do prédio, estão um sistema de bombeamento de calor, coleta de água da chuva para uso em banheiros e uso da água marítima dos fiordes próximos para aquecimento e resfriamento.
O local e aparência do edifício foram escolhidos para gerar o máximo de exposição ao sol. No centro da edificação há um grande espaço ajardinado que possibilita que o sol atinja o seu interior. O uso de iluminação artificial é reduzido com o uso de sensores de presença de forma que as lâmpadas de LED apenas acendam quando uma sala estiver em uso.
O terraço e toda a parte superior da fachada são cobertos por aproximadamente 3 mil metros quadrados de painéis solares para gerar energia limpa. Anualmente adaptação produz cerca de 500 mil kWh de eletricidade – mais que o dobro do que o prédio precisa.
A energia que sobra, é usada para abastecer prédios vizinhos e no carregamento de carros elétrico, o que faz local uma usina de geração. Além disso, bancos de baterias instalados armazenam o excesso de energia solar adquirida no verão.
Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre redução de custo de energia em Pequenos Negócios: