O Governo Federal, através do Ministério da Economia, lançou o programa “Brasil Para Elas”, voltado para mulheres empreendedoras, com intuito de facilitar a abertura e desenvolvimento de seus próprios negócios.

Para implementar o programa, foram mobilizadas as áreas ligadas aos temas das mulheres e do empreendedorismo.  Estão participando da iniciativa os ministérios da Economia, da Mulher, da Família dos Direitos Humanos, e da Cidadania, além do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDII).

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia (Basa) vão oferecer linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas. Haverá apoio de educação empreendedora do Sebrae para quem está começando a empreender e para aquelas mulheres que precisam incrementar seus negócios próprios. O Banco do Nordeste (BNB) e o Basa atuarão no segmento de microcrédito.

Para estimular mais empréstimos, serão utilizados os recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que dará garantia de 80% do valor emprestado, ofertando crédito assistido para empresas que possuam mulheres no seu quadro societário, buscando alcançar 100% desses empreendimentos.