Há algum tempo surge o questionamento que as máquinas super modernas dominariam o mundo e substituiriam o trabalho humano. Entretanto, é necessário pensar que atrás de toda essa tecnologia está o trabalho das pessoas. Essa é a essência do Marketing Human to Human, ou apenas, H2H.
Um bom exemplo disso é: porque o Android não substitui o ser humano? A resposta é simples! Porque pessoas só interagem com pessoas, o que é relevante e significativo para pessoas são outras pessoas.
E é isso que impulsiona o marketing. Os melhores serviços, os melhores resultados, o que é melhor para comunidade em geral é o que cria uma cultura, gera uma mudança e oferece soluções para pessoas.
Marketing de humano para humano
Em 2019, um novo segmento de marketing apareceu no mundo dos negócios e figura como uma promessa com resultados satisfatórios: o H2H que nada mais é do que criar conexões entre pessoas.
O marketing human to human é simplesmente o marketing feito de pessoa para pessoa. Essa estratégia exige uma atenção especial para gerar uma conexão com ele.
Muito mais do que atender suas necessidades e suprir expectativas, o foco é cuidar para que o relacionamento seja estabelecido com um rosto, um tom de voz que traz identidade para a marca e desperta um relacionamento baseado na confiança.
É importante dizer que H2H traz na sua essência o inbound marketing, e que muito mais que entregar conteúdo relevante para seu cliente é oferecer diferentes canais de contatos e profissionais que o atendam de forma humanizada. O cliente deve encontrar na sua marca, no seu negócio, mais do que uma relação comercial, mas uma parceria na qual ele se sinta seguro em buscar ajuda quando precisar.
Marketing H2H: estratégia é fundamental
Por meio dessa estratégia, sua empresa consegue despertar e trabalhar a empatia, de forma que o cliente veja no seu negócio a solução que ele procura. Em que a decisão da compra não seja apenas por um produto em promoção. Isso qualquer empresa do mesmo ramo pode oferecer, ainda mais com tantas opções no mercado, com tanto conteúdo ao alcance de todos. É preciso se diferenciar!
Se o seu produto/serviço é de qualidade com um preço legal, mas ainda assim tem dificuldade para alavancar no mercado, além de investir no marketing digital – caso ainda não invista – uma boa solução é o marketing H2H, se destaque frente à concorrência, transforme a comunicação interna e externa do seu negócio em algo mais humanizado e focado no cliente.
Veja como aplicar o H2H no seu negócio:
Empatia é a palavra-chave! Busque compreender os sentimentos e emoções do seu cliente, qual a expectativa ele tem em relação ao seu produto/serviço. Em outras palavras, se coloque no lugar dele. Isso pode criar grandes conexões e bons negócios podem ser feitos.
Intimidade com o cliente
Sabe aquele cliente que todo mês vem à sua loja e compra seu produto?! Você sabe seu nome? O nome do filho para quem ele está levando um presente? E sua data de aniversário? Seus anseios? Suas vontades?
O essencial é conhecer seu cliente, ter um relacionamento amigável, saber ouvi-lo, e posicionar sua equipe com uma escuta ativa, afinal todos dentro da sua empresa devem falar a mesma linguagem. Isso tudo só tende a fortalecer o seu relacionamento com o cliente, e a consequência é a colheita de bons frutos.
Seja inspiração, use a emoção a seu favor
A emoção move o ser humano. É movidos pela emoção que buscamos o que nos faz sentir bem. Por isso, ser inspiração é muito mais que fazer algo por alguém. Inspirar é oferecer algo, exatamente quando aquilo é uma necessidade para a pessoa, e que depois, ela lembre-se daquilo e use como fortalecimento para quando os obstáculos aparecerem.
Fonte: G1