A Lojas Renner, maior varejista do Brasil, anunciou que concluiu a compra da startup focada em logística urbana Uello, por valor não revelado. O motivo da aquisição é claro: melhorar a eficiência logística, reduzindo o tempo de entrega final.

A companhia, que está apostando em estratégia de omnicanalidade, afirmou que a Uello, criada em 2017, “oferece uma solução completa e personalizada de gestão de logística para médios e grandes clientes corporativos, incluindo entregas de última milha com gestão de rotas, rastreamento e notificações de pedido”.

A aquisição vem depois de um estudo de 15 startups nos últimos dez meses. Além de olhar para a logística de última milha, outras áreas de interesse da companhia para investimento durante o ano são: operações fulfillment (que preparam os pedidos) e a inteligência de estoques dentro de 600 lojas. Para isso, a Renner trabalha de perto com o time de dados da empresa, a fim de identificar as melhores localidades para cada peça. Isso sem falar na inauguração do novo centro de distribuição, que levou R$ 1,2 bilhão em investimentos.

Aquisições e investimentos

Diante de tantas prioridades ao longo do ano, a questão sobre mais aquisições para inevitável. Fábio afirma que a companhia está de olho no que acontece no mercado, mas via de regra, trabalha com parcerias comerciais e além disso, dará ênfase a um fundo de R$ 155 milhões, o RX Ventures, anunciado no início de 2022.

Dentro da plataforma de corporate venture, o foco será investir em dez startups, num ciclo de quatro anos, compreendendo as áreas: logística, marketing, moda e-commerce e marketplace, e fintech.

Com a pandemia, a Renner intensificou aportes em tecnologia e operações ao longo do último ano. A todo, a companhia investiu R$ 488,5 milhões em tecnologia durante o último ano, quase o dobro dos R$ 265,7 milhões registrados no ano anterior. No último trimestre, houve aumento de 207,6% nos investimentos de maneira geral, impulsionados pela digitalização das operações e desenvolvimento do que a companhia chama de “ecossistema Renner”, que compreende a integração entre lojas físicas e vendas digitais.

Com: Exame.

Conheça as soluções do Grupo Studio: