A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América Latina, adquiriu a startup Mobi7, que desenvolve soluções para a área de mobilidade. O valor da transição não foi relevado pelas empresas, mas de acordo com informações apuradas pelo GazzConecta, o valor acordado foi de R$ 20 milhões. O negócio foi finalizado no mês de março.
De acordo com a multinacional, a operação não modifica a estrutura organizacional da Mobi7, que passa a integrar a plataforma da Localiza, adquirindo “capilaridade e escalabilidade”.
A ferramenta desenvolvida pela Mobi7 é usada para gerenciar frotas de veículos, através de cruzamento de dados. A tecnologia permite, por exemplo, o rastreamento em tempo real, controle de velocidade, gestão do abastecimento e da manutenção, entre outras funcionalidades.
A Mobi7 foi fundada em Curitiba em 2017 e conta com operações no Brasil e no México. Em 2019, a startup obteve um crescimento de mais de oito vezes tanto em base de assinantes quanto em receita recorrente. Este ano, entrou para a lista de empresas selecionadas para o Scale-Up, programa de aceleração nacional da Endeavor.
A Mobi7 ganhou espaço mercado oferecendo pacotes de monitoramento, a preços iniciais de R$ 69,90 ao mês, por veículo. A ferramenta pode ser personalizada de acordo com as necessidades dos clientes e dá um controle praticamente total sobre os carros.
O dashboard da plataforma exibe as condições dos veículos em tempo real e mostra se os motoristas estão dirigindo de forma consciente. Eles são avaliados por meio de um ranking de notas.
No caso dos motoristas profissionais, a tecnologia permite também controlar a jornada de trabalho e disponibiliza um mapa de calor que identifica as ruas onde acontecem as principais infrações do trânsito. Já a ferramenta de bloqueio impede à distância o uso irregular dos carros, por meio do corte do combustível para o motor.
A Mobi7 criou também um aplicativo para carsharing, ou seja, carros compartilháveis, que é integrado ao rastreador de veículos e com uma plataforma web. Através de um aplicativo, o gestor pode acompanhar como os veículos são compartilhados. Outra solução é o destravamento das portas sem chaves, mas por meio do celular e da tecnologia bluetooth.
Sobre as novas possibilidades de uso dessas ferramentas em sua frota, a Localiza informou por nota que a plataforma “tem como objetivo economizar os custos dos veículos, prevenir acidentes com os colaboradores e melhorar a produtividade das empresas”.