Categoria(s) do post: Geral

A empresa de distribuição de energia elétrica, Light, se uniu com a Fábrica de Startups para elaborar um programa de inovação aberta que busca ir além da aceleração de projetos.

De acordo com informação da Light, o objetivo é criar uma cultura de inovação em todos os setores da empresa para se posicionar de forma consistente em um mercado pouco reconhecido por inovar.

“A distribuição de energia elétrica tem uma base muito regulada, seguindo o protocolo,” disse Cleverton do Vale, gerente de P&D da Light. “Eu acho que isso fez com que as empresas não pensassem na capacidade de explorar seus desafios através da inovação aberta.”

O programa teve início no dia 11 de agosto e seguirá até o dia 17 de setembro. Os desafios do programa incluem soluções na gestão de ativos e gestão operacional.

Todavia, a Light deseja ir além. Segundo Vale, o programa abrange três pilares: a criação de uma cultura de inovação, a inovação aberta em si e o posicionamento no mercado. Por isso, a parceria com a Fábrica de Startups.

“O pioneirismo da Light pode incentivar a agência regulatória a entender o quanto de oportunidade há para a inovação aberta mudar o mercado como um todo,” disse Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups.

O programa abrange tanto a criação de novas startups, quanto a conexão com empresas emergentes no mercado. Os primeiros desafios já tem 4 startups trabalhando com a Light na criação de soluções inovadoras.

As startups selecionadas participarão de workshops e terão acesso a mentores da Light e Fábrica de Startups durante as quase 20 semanas do programa. Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as etapas são feitas de maneira totalmente online.

Fonte: Época