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Clientes do Itaú que tiveram alguma cobrança sendo realizada de forma indevida terão o seu dinheiro de volta. O banco anunciou na última semana o acordo com o Banco Central para a realização desta devolução.

De acordo com o documento, serão 4,7 milhões de clientes beneficiários com o ressarcimento por tarifas cobradas indevidamente entre os anos de 2008 a 2018. Com isto, há um firmamento entre BC e instituição para realizar a devolução.

Em números, serão devolvidos R$ 18 milhões aos clientes do banco. Ainda de acordo com comunicado enviado à imprensa, o Itaú detalha que valor total é de R$ 75,6 milhões, mas já informou que devolveu o equivalente a R$ 57,5 milhões ao longo dos anos.

Firmado entre o BC e Itaú, o termino de compromisso ainda estabelece outros pontos na relação com o cliente, como o desembolso no valor de R$ 29,6 milhões ao regulador em forma de contribuição pecuniária. Este valor é considerado como uma multa, mesmo que seja de comum acordo.

O dinheiro será proveniente não só do banco, mas também outros 12 diretores e ex-diretores farão parte da equipe que irá realizar o pagamento da quantia aos clientes. Não foi detalhado o quanto cada um irá repassar.

Texto ainda pontua que o Itaú realizou durante anos cobranças indevidas aos seus clientes, a exemplo do pagamento de tarifa na hora da realização de cadastro ou de emissão de extratos e saque.

Além destes pontos, ordem de pagamento, avaliação emergencial de crédito e de cadastro de operações de crédito consignado também entraram na lista de procedimentos que foram taxados pelo banco indevidamente.