A inflação que é medida pelo IPCA-15 de abril (ou seja, é medido entre os dias 15 de cada mês) foi de 0,57%, divulgou o IBGE nesta quarta-feira. Sendo assim, houve uma desaceleração, comparado a março, quando media 0,69%.

Ficou abaixo da aposta mediana dos analistas apurada pelo Valor Data, de 0,60%. E dentro do intervalo das projeções, uma banda entre 0,50% e 0,80%.

Em 12 meses, a chamada “prévia de inflação oficial” está em 4,16%, isso fica abaixo do teto da meta, que o Banco Central busca em 2023, de 4,75%. Além disso, trata-se do menor dígito desde outubro de 2020. Esses números reforçam a sugestão de desinflação em curso já indicada pelo IPCA, considerado para balizar a política de juros, de duas semanas atrás.

Em meio a esses altos e baixos sobre a desaceleração inflacionária, abril tem uma vilã de peso na média do IPCA-15, que é a gasolina, ela mesma. Teve alta média no Brasil de 3,47% em abril no período de medição do IPCA-15. Seu impacto na alta do índice de 0,57% foi de 0,17 ponto percentual. Ou seja, quase 30%.

É provável que o impacto dos preços no IPCA-15, que foi coletado entre 16 de março e 13 de abril, se deu pela retomada da cobrança de impostos federais sobre combustíveis e outros itens como, energia elétrica.

Porém, a expectativa de economistas, aponta para uma retomada da inflação no segundo semestre. Segundo o boletim Focus desta semana, a estimativa de inflação em 2023 está em 6,04%, acima do teto da meta META.

FONTE: G1 G1

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

Conheça nossas soluções: