O Brasil como exemplo de modelo de Franchising para o mundo
Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o Rio de Janeiro será palco do segundo maior evento de Franchising do Brasil: a Expo Franchising ABF Rio 2023. Nesta edição, notamos um retorno às raízes do Franchising, não apenas devido à mudança de localização – a feira volta ao Riocentro, na Barra da Tijuca, após três edições no espaço MAG, no centro do Rio de Janeiro – mas também pela significativa contribuição que esta edição acrescenta à história do Franchising na cidade. O Rio de Janeiro tem sido um protagonista fundamental que influenciou o desenvolvimento desse segmento, que se destaca como um dos mais robustos e coesos em todo o Brasil.
Quando abordamos o mundo dos negócios, e o Franchising é um exemplo notável, é comum que nossas primeiras análises se concentrem em números – taxa de franquia, investimento inicial, ponto de equilíbrio, margens, rentabilidade e lucratividade. No entanto, é fundamental lembrar que o Franchising brasileiro vai muito além das métricas financeiras; ele é, essencialmente, sobre pessoas.
Os números do Franchising têm mostrado um crescimento constante ao longo dos anos, mesmo diante dos desafios impostos por uma pandemia que impactou diversos setores, especialmente o varejo. Esse sucesso contínuo é resultado do alto nível de gestão de muitas franqueadoras no Brasil, que estão em constante busca pela melhoria de processos, introdução de inovações e, sobretudo, pela colaboração entre as marcas. A história do Franchising brasileiro é uma narrativa de resiliência e cooperação que deveria servir de inspiração não apenas para o país, mas para o mundo todo.
Franqueadoras que investem em capacitação estão equipando seus franqueados com soluções e ferramentas atualizadas para enfrentar os desafios da linha de frente. Quando esses recursos são aplicados adequadamente, eles geram engajamento nas equipes e conquistam a fidelidade dos consumidores. Tudo isso está interligado, e é essa rede de conexões que nutre e impulsiona todos os envolvidos no mundo do Franchising.
Enquanto muitos olham para os números e indicadores de sucesso, é essencial lembrar que o verdadeiro coração deste setor são as pessoas. O Franchising no Brasil é um exemplo brilhante de cooperação, inovação e melhoria contínua. Apesar dos desafios da pandemia, as franqueadoras demonstraram um excepcional nível de gestão, refletindo-se no crescimento positivo dos números. Esse sucesso é alimentado pela busca constante de aprimoramento, pelo compartilhamento de conhecimento entre as marcas e pelo compromisso com o desenvolvimento das equipes e a fidelização dos consumidores.
O Franchising brasileiro não é apenas um modelo de negócios, mas uma história inspiradora que merece ser referência para associações em todo o Brasil e no mundo. A conexão e colaboração presentes neste setor continuam a ser a força motriz que impulsiona o Franchise a cada novo dia.
Fonte: Exame
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.