Ferramentas para uma gestão eficaz

O Brasil não é um país para amadores. Sendo uma das maiores economias do mundo, com a mais alta carga tributária entre seus pares, com grande número de tributos e taxas e uma complexidade enorme, administrar empresas aqui se torna tarefa hercúlea, exigindo do empresário o uso de uma série de instrumentos para uma boa gestão.

Todo empresário brasileiro já se deparou com a questão de como administrar seus tributos. Pela alta dificuldade e impacto nos negócios, a elaboração de um minucioso planejamento tributário deve ser um dos pontos de maior atenção dos gestores.

Mesmo as empresas mais zelosas, podem acabar incorrendo em penalidades quando fiscalizadas. E, para que toda uma vida de trabalho e muitos empregos não sejam postos em risco, deve o empresário utilizar-se de um bom plano de proteção patrimonial para assegurar a continuidade dos negócios.

Por outro lado, o próprio curso da vida gera a necessidade de pensar-se também no momento da sucessão, outro enorme desafio para os empresários. Organizar o planejamento sucessório é a melhor forma de racionalizar os custos e garantir o futuro da família e dos negócios.

Momentos de crise levam empresas a repensar seus modelos de operação, rever estruturas, amplitude e nichos de atuação e o relacionamento com stakeholders. Porém, com uma gestão de crise bem estruturada surgem oportunidades de melhorias nestes campos, que não raro ajudam a definir um novo futuro para os negócios.

Em todas estas situações, conhecer o real valor do seu negócio é fundamental. Ter um valuation em mãos objetiva e facilita as negociações com sócios, fornecedores, credores e bancos.

A aplicação dessas ferramentas, aliadas a todo o esforço da alta administração, fará com que sua empresa tenha maior rentabilidade, segurança e grande diferencial competitivo.

 


Acesse nossos eBooks gratuitos:

Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários