A partir desta segunda-feira 08/07, os bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) iniciarão a alteração nos extratos bancários, padronizando as nomenclaturas de depósitos e saques. Outras operações financeiras serão incluídas nesta nova padronização posteriormente.

De acordo com a Febraban, essa mudança visa facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, especialmente para aqueles que possuem contas em mais de uma instituição.

O extrato bancário é um documento essencial fornecido pela instituição financeira, resumindo todas as transações realizadas em uma conta bancária em determinado período.

Ele serve como um registro detalhado das movimentações financeiras, ou seja, das entradas e saídas de dinheiro.

Com a nova nomenclatura, os depósitos de cheque realizados no caixa eletrônico, também conhecido como ATM (Automated Teller Machine), serão descritos no extrato como “DEP CHEQUE ATM”. Já os saques de dinheiro em espécie feitos no caixa da agência com o cartão da conta aparecerão no extrato como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Essas informações, até o momento, variam conforme o banco ou instituição. “A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Todos os clientes de bancos têm direito a até dois extratos bancários gratuitos com a movimentação dos últimos 30 dias de suas contas-corrente.

Lembrando que para solicitações excedentes, é necessário verificar com a instituição bancária os possíveis valores das tarifas de emissão de extratos.

A resolução 3.919 do Banco Central determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, além de fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

As transações em que o cliente retira dinheiro em espécie no caixa da agência usando o cartão da conta serão agora identificadas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Esta mudança, proposta pelo diretor-adjunto de serviços da Febraban visa simplificar o entendimento dos extratos, especialmente para clientes que lidam com contas em várias instituições financeiras.

Atualmente, os bancos utilizam mais de 4.000 formas diferentes de nomear suas operações, o que resulta em grandes variações entre eles para um mesmo tipo de transação financeira.

Febraban

Para se manter atualizado e com seu negócio bem assistido, é fundamental conhecer a Studio Bank, braço do Grupo Studio especializado em soluções financeiras e corporativas.

Nosso objetivo é impulsionar sua performance financeira, reduzir custos e otimizar processos.

Além disso, oferecemos um sistema de franquias que proporciona aos franqueados acesso a produtos exclusivos de um banco digital inovador. Nossos serviços são flexíveis, personalizados e criados para atender às necessidades únicas de cada cliente no mercado.s

Continue bem informado com insights de nossos especialistas e acompanhe o programa Morning Call para ficar por dentro de conteúdos relacionados.

Para conhecer mais sobre nosso trabalho, siga-nos também no Instagram.