Tendência sustentável tem maior presença com o calor da primavera e do verão

À medida que nos aproximamos da estação do verão, o calor tem se intensificado, impulsionando a geração de energia solar a alcançar um notável aumento de 18% neste último trimestre, conforme revelam os dados da Ecobrisa Energia. Esta ascensão beneficia não apenas o bolso dos consumidores que optaram pela instalação de painéis fotovoltaicos, mas também deixa uma marca significativa na matriz elétrica nacional.

Segundo Jaymes Passos, engenheiro especialista em sistemas fotovoltaicos, a contribuição dos pequenos e médios sistemas solares é notável, representando 21 GW dos 33,7 GW operacionais em 2023. Essa diversificação, disseminada em residências, comércios, academias e outros setores, destaca o papel crucial que a energia solar desempenha na composição energética do país.

O setor comercial não fica para trás, com mais de 228.427 estabelecimentos aderindo à revolução solar, como apontam os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Aneel/Absolar). Em meio ao aumento do consumo de energia durante este período, a escolha pela energia solar revela-se estratégica, oferecendo não apenas economia imediata, mas também uma contribuição para a construção de um futuro mais sustentável.

Passos destaca que, além da expressiva economia na conta de luz, o retorno do investimento é rápido, e a rentabilidade se estende por um prazo considerável. Este cenário propício é impulsionado pela redução dos custos de instalação dos painéis solares, tornando a energia solar acessível a diversas classes de consumidores.

A popularização dessa tendência não apenas impulsiona a economia, mas também deixa um impacto ambiental positivo. De acordo com a Ecobrisa Energia, o setor gerou mais de 1 milhão de empregos e atraiu investimentos na ordem de R$164 bilhões entre 2012 e 2023, resultando na redução de 42,33 milhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera.

“Estamos testemunhando uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais fontes de energia limpas e sustentáveis. A energia solar, sem dúvida, se posiciona como o futuro das fontes renováveis, especialmente no Brasil, um país abençoado com um vasto potencial solar”, concluiu Jayme.

Fonte: DiariodoComercio

Sobre o Grupo Studio

Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.

Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.

Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.

O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.

Conheça nossas soluções: