Logística, meios de pagamento, marketing e delivery de refeições. O Magazine Luiza está agregando cada vez mais serviços dentro da sua plataforma, para fomentar o seu ecossistema de lojas físicas, comércio eletrônico e marketplace.

As últimas aquisições, oito no total, faz do Magalu, muito mais que uma simples varejista. Um dos objetivos é elaborar um superaplicativo, para ser acessado com frequência pelos consumidores. O Magalu incorpora cada vez mais categorias de produtos – o auge da diversificação ocorreu com a compra do AiQFome, plataforma de delivery de refeições.

Outro objetivo é fazer com que a companhia se torne mais eficiente e rápida. Como por exemplo, ao eliminar a necessidade de se dirigir ao caixa para fazer pagamentos, com a compra de uma empresa de meios de pagamentos.  Com a entrada de milhares de vendedores em seu marketplace, a empresa também expandiu sua capacidade logística, com outras duas aquisições. Assim, se aproxima da Amazon, conhecida pela eficiência das entregas de seu marketplace.

Aposta no delivery

Em busca de aumentar aos mais a interação e a frequência de compras, a empresa adquiriu o AiQFome, plataforma de delivery de refeições que opera em 350 cidades e tem volume total de venda em 700 milhões de reais. São 2 milhões de clientes e 17.000 restaurantes cadastrados.

Indústria

Entre as compras recentes do Magalu para fortalecer o seu marketplace está a Hubsales. Uma plataforma que possibilita que indústrias vendam de forma direta para o consumidor, um ramo conheço como Factory to Consumers (F2C). Desta maneira, as indústrias recebem um contato mais próximo com o consumidor por um custo menos e com menos intermediários, podem listar seu catálogo no site e fazer gestão dos pedidos e até de marketing. Em troca, o Magalu recebe uma comissão pelo serviço além da taxa por vendas.

O Hubsales já conta com mais de 700.000 pedidos por ano, com volume total de vendas em torno de 100 milhões de reais.

Publicidade

Visando mais facilidade para os vendedores, o Magalu adquiriu duas empresas de mídia. Com a compra das empresas Unilogic Media Group e Canal Geek Internet (Canatech) e da plataforma Inloco Media, entra no segmento de publicidade online.

Dentro da ferramenta de anúncios online Magalu Ads, o Canaltech criou a CT Lab, uma agência publicitária focada em criação de conteúdo e projetos especiais para grandes empresas. A companhia está trazendo profissionais jovens, fluentes na linguagem usada na internet, para criar peças publicitárias para todas as empresas do grupo, como Netshoes e Época Cosméticos.

Uma consequência pode ser reduzir a dependência do Magalu de plataformas digitais como Google e Facebook. Com a novidade, o Magalu passa a ter fôlego para construir um ecossistema completo entre anúncios online e offline e conversão de venda por meio de conteúdo, marketing e geolocalização.

Pagamento

Após lançar o MagaluPay, meio de pagamento usado por consumidores e vendedores, a empresa traz ainda mais serviços para sua plataforma. Um exemplo de serviço que passou a ser oferecido aos vendedores por meio de uma aquisição é o da Stoq, que oferece diversas opções de pagamento para pequenos e médios varejistas – e fortalece ainda mais sua divisão de pagamentos MagaluPay. Em lojas físicas, é possível receber o pagamento de qualquer lugar, onde o cliente estiver, para diminuir filas e eliminar a fricção do processo de compra. Em 2019, mais de 250 milhões de reais passaram pelas soluções de PoS da Stoq.

Serviços de logística

Com milhares de vendedores entrando em seu marketplace, o Magalu aumenta a oferta de serviços de logística para seus parceiros – também por meio de aquisições. A GFL Logística, plataforma de logística para o comércio eletrônico, e a SincLog, tecnologia usada por ela, passaram a fazer parte do portfólio da varejista. As empresas, que atendem 600 municípios com 850 motoristas, serão usadas para acelerar os prazos de entrega, com a coleta de itens para os vendedores e o “last mile”, delivery na casa do consumidor.

Educação

O Magalu também comunicou a compra da plataforma de cursos ComSchool, buscando ampliar e fortalecer a capacidade de negócios dos 32.000 vendedores cadastrados em seu marketplace. Fundada em 2008, a ComSchool oferece cerca de 200 cursos nas áreas de marketing digital, e-commerce e redes sociais.

As aquisições não param por aí. Com uma posição de caixa de 7,5 bilhões de reais, outras compras devem ser anunciadas. Em agosto, na divulgação de resultados do segundo trimestre, o presidente executivo do Magazine Luiza, Frederico Trajano, disse para o mercado não se surpreender com as futuras aquisições. “É muito amplo o espectro [de alvos de aquisição] quando se tem visão tão abrangente quanto a nossa. Não é qualquer peça que se encaixa no quebra-cabeça, mas podemos comprar todo tipo de empresa. Não se surpreendam”, disse.

Fonte: Exame