Com a chegada dos dias frios, é comum que acabemos nos fechando dentro de nossas casas e permanecendo mais tempo dentro delas. Durante a pandemia, esta estadia aumentou, sendo praticamente nosso único lugar de permanência. Por isso, é preciso cuidar do ambiente e mantê-lo saudável, para evitar problemas comuns das estações mais geladas. No inverno, por exemplo, ocorre um maior acúmulo de poeira nos tecidos, causando a proliferação de bactérias, vírus e ácaros, abrindo espaços para alergias respiratórias.

Para te ajudar a manter o ambiente em condições ideais nesta época, trouxemos cinco dicas de como cuidar da casa durante o outono/inverno.


  • Aspire seus estofados semanalmente

Aliado perfeito para casas com pets, o aspirador de pó é uma boa saída para quem deseja a praticidade nas limpezas. Ele tem alta penetração em tecidos estofados, que tendem a acumular poeira e demais sujeiras do dia a dia, que podem aumentar os riscos de alergias ou infecções. Especialistas indicam que esta limpeza seja feita semanalmente, pois são móveis que utilizamos muito e podem reter resíduos alimentícios, animais e bastante sujeira.

Outra aposta são as soluções desinfetantes para estes espaços. Marcas de amaciantes estão produzindo produtos para sofás, camas e semelhantes que desinfetam e purificam, deixando cheiro agradável onde tocam. Opções como misturas de álcool e desinfetante líquido também são boas saídas, se passadas com pano úmido ou borrifadores, tendo cuidado para não molhar demais e acabar mofando.

  • Atenção com capas e roupas de cama

Mantenha sua roupa de cama sempre limpa, trocando-a semanalmente ou quando achar necessário. Cobertores, edredons e travesseiros devem ir para o sol com frequência, para tirar odores e ácaros, sendo recomendado lavá-los a cada três ou quatro meses. O mesmo vale para capas de tecido, almofadas e demais materiais que fiquem em espaços de descanso.

Para sofás e poltronas, é indicado o uso de capas impermeáveis, principalmente se houver crianças e animais na casa. Elas reduzem a sujeira acumulada, facilitam a limpeza e proteger de eventuais acidentes.

  • Manter ambientes arejados

Espaços com janelas, portas, poços de luz e demais espaços devem ser mantidos abertos, se possível, para entrada de claridade e ventilação. Além do risco de circulação de vírus, espaços sem ar puro são ideais para a proliferação de bactérias e poeiras, causando prejuízo à saúde respiratória. Se houver possibilidade, deixe a luz natural entrar nos cômodos, para eliminar cheiros ruins, mofos e ácaros.

  • Limpe filtros e respiradores

Para os amantes de aquecedor, ar-condicionado e afins, é importante lembrar de limpar ou trocar os filtros com frequência, sendo a cada seis meses ou uma vez por ano, variando pela sua quantidade de uso. A limpeza externa também é necessária, principalmente em áreas de entrada e saída de ar.

  • Contrate uma limpeza profissional com frequência

Para limpezas mais específicas, o ideal é contratar uma prestadora de serviços que possa realizar serviços como limpezas profundas em cortinas tapetes, carpetes, filtros e afins, que podem dar muito trabalho ou ser preciso um conhecimento mais técnico para suas resoluções. A Precisa Serviços realiza trabalhos como este, indicando prestadores próximos a você que podem te atender quando for necessário. Entre em contato e confira!

 

Fonte: Casa.com, da Revista Abril.