Mercado prevê corte dos juros em agosto após IPCA de maio surpreender positivamente com soma de 0,23%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central irá se reunir na próxima quarta-feira (21) e é provável que mantenha, pela última vez, a taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano.
Com o mês de agosto vindo à tona, analistas esperam que a taxa Selic (a taxa básica de juros) comece a regressar, passando para 13,50% ao ano, totalizando um corte de 0,25%.
A projeção anterior do mercado indicava que os juros só começariam a diminuir em setembro deste ano. O prognóstico de que a redução das taxas de juros observadas em agosto é baseado na divulgação do IPCA de maio registrou um acréscimo de 0,23%.
Somando os doze meses até o mês de maio, a inflação oficial resultou em um valor de 3,94%, número que de acordo com o mercado financeiro veio abaixo das estimativas.
Veja a expectativa do mercado para a Selic até o fim do ano
- Copom de 20 e 21 de junho: 13,75% ao ano
- Copom de 1º e 2 de agosto: 13,50% ao ano
- Copom de 19 e 20 de setembro: 13,25% ao ano
- Copom de 31 de outubro e 1º de novembro: 12,75% ao ano
- Copom de 12 e 13 de dezembro: 12,25% ao ano
O presidente da República tem exercido pressão sobre o Banco Central para iniciar o processo de queda da taxa básica de juros da economia, relacionando o impacto negativo dos juros elevados no crescimento econômico com a criação de empregos.
Fonte: G1
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance e através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.