Categoria(s) do post: Geral

Você com certeza já utilizou os serviços de alguma startup, mesmo que não saiba. Afinal, elas estão amplamente presentes em todos os segmentos de mercado. 

Empresas como Uber e Ifood fazem parte dessa categoria que, por definição, compreende empreendimentos baseados na tecnologia, que trazem conceitos inovadores e conseguem ter um crescimento escalável e rápido. Nascidas com o avanço da internet, as startups são uma classe já consolidada em todo o mundo. 

De acordo com Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil conta com mais de 12 mil startups em atividade. Em 2011, esse número era de mais de 600 empresas desse tipo, o que representa um crescimento de 20 vezes nos últimos oito anos. 

O sucesso das startup não se limita a atividades como transporte e alimentação, tendo alcançado até mesmo setores antes vistos como mais tradicionais, como é caso do abastecimento de combustíveis. Neste artigo, vamos introduzir três startups com foco em combustível.

Conheça 3 startups de combustível

ClubPetro

A ClubPetro é uma startup criada em 2011 em Minas Gerais por empreendedores que queriam revolucionar os negócios de postos de combustível. A ideia surgiu a partir da experiência dos fundadores, Breno e Ricardo Pires, com dois postos familiares.

Neles, era utilizado um programa de fidelidade terceirizado para os clientes, o que tornava o acesso aos dados cadastrais de cada um mais difícil e impossibilitava a criação de estratégias mais personalizadas.

Breno e Ricardo tiveram então a ideia de desenvolver um programa de fidelidade próprio, no qual os consumidores pontuavam a cada litro abastecido e podiam trocar os pontos por diferentes premiações. A estratégia fez com que as vendas de combustível nos postos da família crescessem exponencialmente. 

Assim, a partir de 2016, o software da ClubPetro passou a ser aplicado em outros postos, chegando a operar em mais de 900 empreendimentos, que acumulam 4 milhões de clientes em suas bases de dados.

Atualmente, o software não se restringe mais à fidelização de consumidores, tendo se tornado uma “aceleradora de resultados” dos postos de abastecimento. Isso porque reúne dados de inteligência comercial, mostra a origem dos usuários, metas de venda e o volume vendido em cada estabelecimento. Assim, funciona como uma ferramenta para o posto vender mais e aumentar a sua rentabilidade.

Pronto Combustíveis

Outra iniciativa do ramo é a Pronto Combustíveis, fundada pelo empresário Pedro Henrique Oliveira em 2017. O aplicativo tem o objetivo é facilitar o acesso de proprietários de postos de abastecimento a fornecedores, agilizando processos.

A Pronto Combustíveis tem ferramentas para pesquisa de preços, realização de compras e solicitação de crédito. Além disso, conecta os postos a caminhoneiros e transportadoras. Dessa forma, é uma opção especialmente vantajosa para pequenos e médios negócios, que não têm ampla estrutura de planejamento financeiro e logístico.

Hoje o app já conta com mais de mil postos de combustível parceiros, movimenta aproximadamente R$ 35 milhões a cada mês em transações e segue expandindo as operações.

Azul

A Azul é uma startup portuguesa que surgiu com a proposta de levar o combustível até a casa dos clientes. O Serviço de abastecimento a domicílio tem se destacado principalmente no contexto da pandemia de coronavírus, pois apresenta uma proposta para evitar filas e contatos.

A equipe da Azul é composta por motoristas qualificados e transporta o combustível em veículos comerciais até pessoas particulares ou empresas, onde quer que elas estejam. Assim, os clientes poupam o tempo e o incômodo de se deslocarem até os postos.

Startups de combustível: participação na nova economia

Nova economia é um termo criado nos anos 1990 para descrever um tipo emergente de relação econômica, baseada em prestação de serviços e não mais em produtos físicos. Essa denominação se deve às empresas que surgiram pela internet oferecendo novos modelos de negócio, como é o caso das startups.

Essas empresas ajudam a movimentar a economia brasileira e mundial, gerando diversos postos de trabalhos e oportunidades de negócio. No Brasil, em 2019, mais de 2,9 bilhões de dólares em capital de risco foram injetados em startups nacionais, de acordo com o estudo Venture Capital Brasil.

Entre as startups brasileiras, onze já são consideradas como unicórnios, ou seja, têm valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares. Essas empresas são responsáveis por revolucionar diversos segmentos  e modernizar a prestação de serviço tradicional, criando novas oportunidades e aumentando a rentabilidade.

Nesse contexto, a Banana Startups foi criada pelo Grupo Studio com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de startups. Esse processo é feito por meio de uma rede especializada de investidores, mentores, stakeholders e uma assessoria completa que permite criar estratégias assertivas para o crescimento da empresa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

VÍDEOS RELACIONADOS