Com o crescimento do uso das redes sociais, ser influenciador digital acabou se tornando uma profissão. Boa parte desses influenciadores trabalha criando conteúdo sobre marcas e produtos, em parceria com empresas que buscam divulgação. A partir disso, temos uma estratégia chamada de Marketing de influência, cada vez mais presente na comunicação das marcas.
Contudo, esse tipo de marketing é não é apenas para as grandes empresas, pequenas e médias empresas conseguem facilmente usufruir dessa estratégia, basta que saibam como encontrar o influenciador certo.
Benefícios de investir em influenciadores:
- Acelera a divulgação do seu negócio
- Bom custo benefício
- Prova social e autoridade
Tipos de influenciadores
Para trabalhar com marketing de influência, é preciso saber que existem vários tipos de influenciadores. Cada um deles possui suas vantagens e será necessário analisar aquele que melhor atende os objetivos da sua marca.
- Mega influenciadores: com milhões de seguidores e abrangência nacional ou até internacional. Geralmente, eles costumam trabalhar com grandes marcas, devido ao seu nível de abrangência e também porque os seus valores são mais elevados
- Micro influenciadores: aqueles que tem um audiência de até 100 mil pessoas. Eles costumam ter um conteúdo mais direcionado e muitas vezes até mesmo nichado. Geralmente, os seus valores são mais acessíveis.
- Influenciadores locais: perfis que trabalham com foco em cidades ou regiões específicas. Os valores costumam variar de acordo com o tamanho do perfil. Eles costumam trabalhar com empresas locais ou grandes marcas que estejam em busca de ações mais direcionadas.
Escolha do influenciador
Defina o que você espera agregar para a sua marca por meio desse marketing: mais seguidores, mais vendas, posicionamento de mercado, etc.
Procure por influenciadores que trabalhem com conteúdos ligados ao seu negócio e que alcancem o público que você deseja atingir. Ou seja, se você tem um restaurante local, trabalhar com influenciadores da sua região é o mais adequado. Se seu negócio é uma revenda de carros, buscar por influenciadores que abordem esse nicho é o correto.
Depois de encontrar influenciadores que se enquadrem no perfil de conteúdo e público que você deseja, é importante avaliar duas questões: valores e engajamento.
Depois de avaliar todos os pontos que listamos aqui e chegar a um influenciador com o qual você deseja trabalhar, é importante que você efetivamente acompanhe o trabalho que ele fará para a sua marca.
Esteja atento se ele cumprirá com o que foi acordado entre vocês e procure resguardar a imagem da sua empresa. Faça um contrato que aborde todos os pontos de como a parceira irá funcionar:
- qual é a ação;
- formas de pagamento;
- obrigações do influenciador;
- uso de nome, voz e imagem do influenciador;
- causa de uma possível rescisão.
Ao final da campanha
Ao fim da ação que você planejou com o influenciador, peça que ele te envie um relatório com os dados da campanha. O ideal é, no momento da contratação, já deixar claro que você espera receber esses números. Com isso, você poderá avaliar a eficácia da ação e a possibilidade de voltar a investir nesse influenciador.
Também crie formas para que você mesmo consiga mensurar alguns dados. Oferecer um cupom de desconto exclusivo para o público do influenciador, por exemplo, permitirá que você saiba quantas vendas a parceria gerou.
Fonte: Camila Porto