Muitos empresários já revelaram o aumento das expectativas para a retomada da economia ainda em 2021. Essa perspectiva dá espaço a um importante setor: a contabilidade, que irá auxiliar as empresas a alavancar os rumos do mercado.

Além de prover orientações quando ao cenário atual, é o setor contábil que pode organizar a retomada das atividades tão logo que seja possível. Nesse aspecto, a contabilidade 4.0 pode ser um grande diferencial.

Medidas como planejamento de pagamentos devem ser delegadas à contabilidade. É justamente esse setor que decidirá sobre o melhor momento de antecipar, parcelar ou adiar o pagamento de impostos, pois é ele que detém o conhecimento sobre a legislação e as mudanças ocorridas nesse momento.

Qual o papel do profissional contábil neste momento?

Diante do cenário imposto pela crise de Covid-19, a figura do profissional contábil é fundamental para as empresas. Devido ao fato de inúmeras legislações serem alçadas para conter a escalada do desemprego, cabe aos escritórios da área proporcionar a melhor contabilidade consultiva.

Como exemplos dessas mudanças, temos as alterações nas regras trabalhistas e prorrogações no recolhimento de alguns tributos. Além disso, foram criadas várias linhas auxiliares de crédito que necessitam de uma carga burocrática grande para serem acessadas.

Vale considerar também, que as empresas enfrentam um forte cenário de incertezas, e isso provoca dificuldades na administração do fluxo de caixa. Permitir que essas organizações sigam sem o devido suporte seria regá-las à sua própria sorte.

É nesse momento que o apoio especializado do profissional da contabilidade faz toda a diferença. As mudanças na legislação exigem respostas rápidas, fazendo com que os escritórios de contabilidade precisem estar atentos às mudanças para guiar os seus clientes da melhor maneira.

Junto a tudo isso, soma-se a questão de que as obrigações rotineiras não podem ser abandonadas. Dessa forma, é em meio à crise que o trabalho da contabilidade aumenta, pois compromissos já firmados não são deixados de lado, ao mesmo tempo em que uma quantidade enorme de demandas surge para ser executada.

Como se preparar para a retomada?

A verdade é que ninguém estava preparado para uma pandemia, muito menos as empresas. Mas agora, o importante é ter um plano em mãos, que contemple os principais aspectos de uma boa retomada das atividades. Confira alguns desses aspectos:

  • Atenção aos incentivos fiscais;
  • Avaliação de caixa da empresa;
  • Elaboração de um cronograma para lidar com tributos;
  • Renegociar dívidas.

A retomada dos negócios é fundamental para que a vida dos cidadãos volte ao normal. E para que isso seja possível, as empresas devem estar operando a todo vapor. Em vista disso, a contabilidade se mostra indispensável no processo de retomada.