O desenvolvimento de uma empresa depende da fixação de metas, as quais devem ser monitoradas de perto e de forma constante.
Atualmente, existem vários exemplos de KPIs financeiros que facilitam a análise e a relação das metas com os resultados da empresa, o que permite redirecionar as atividades quando elas não apresentam bons resultados.
Acompanhe o nosso post e entenda o que são, quais as espécies e a importância dos KPIs na gestão da sua empresa!
O que são KPIs?
Key Performance Indicators ou KPIs são “indicadores-chave de desempenho”, que permitem o acompanhamento e a fiscalização do cumprimento das metas de uma empresa de forma clara e objetiva.
Qual é a importância para a gestão do seu negócio?
A grande vantagem dos KPIs é a possibilidade de analisar os resultados reais da empresa, a qualidade dos serviços, os custos e o desempenho dos setores.
Tudo isso permite a tomada de decisões com base em dados reais, sem “achismos”, garantindo a melhor escolha.
Vale ressaltar que os indicadores devem ser baseados na sua empresa, em dados anteriores, pois criar metas altas ou impossíveis pode trazer resultados negativos e desestimular os gestores.
Quais são os KPIs financeiros mais importantes?
Agora que você já conhece a importância para a gestão do seu negócio, listaremos a seguir alguns exemplos de KPIs.
1. Lucratividade
Acompanhar o faturamento é essencial para se ter uma noção de como estão as vendas da empresa. Além disso, por meio desse indicador, o empreendedor tem a possibilidade de analisar quais são os riscos do seu negócio e se os custos totais estão elevados.
Para calcular a lucratividade, basta ter em mãos os valores da receita bruta e os valores referentes ao lucro, devendo-se aplicar a seguinte fórmula:
lucratividade = lucro líquido / receita bruta x 100.
A título de esclarecimento, lucro é a “sobra”, aquilo que resta após o pagamento dos tributos e demais despesas.
2. Faturamento
O faturamento, sem dúvida, é um dos indicadores mais importantes, pois ele reflete a quantidade de vendas da empresa e o que isso representa, em dinheiro, para a empresa.
A forma mais indicada para utilizar esse KPI na tomada de decisões é fazer um comparativo entre a meta estabelecida e o faturamento efetivo / real.
Se a comparação resultar dados negativos, ou seja, menos do que o esperado, pode ser o momento de alterar suas estratégias de marketing, atrair novos clientes e outras ações positivas.
Porém, antes de tudo, é bom verificar se os objetivos estabelecidos são adequados ao porte da empresa. O cálculo é simples: some o valor total das vendas efetuadas no mês de referência.
3. Custo
Conhecer os gastos do seu negócio é fundamental para assegurar uma boa gestão e, consequentemente, garantir maior lucratividade. Por meio desse KPI o gestor consegue saber quais são os custos necessários para manter a empresa, permitindo reduzir ou eliminar aqueles considerados supérfluos.
Para efetuar o cálculo, faça a soma dos gastos das operações durante o mês.
4. Liquidez
Esse KPI demonstra a capacidade da empresa em captar dinheiro em um curto prazo. Quando seus resultados são baixos, pode ser um sinal de que o dinheiro está sendo direcionado apenas para a captação de recursos a longo prazo, o que pode inviabilizar o pagamento de dívidas de curto prazo de vencimento.
Da mesma forma, se a liquidez é muito alta, isso significa que o dinheiro está parado, quando deveria ser empregado em outros investimentos com retornos maiores.
A liquidez pode ser calculada das seguintes formas:
- liquidez corrente: ativo circulante / passivo circulante;
- liquidez seca: ativo circulante – estoques / passivo circulante;
- liquidez imediata: disponível / passivo circulante;
- liquidez geral: ativo circulante + realizável a longo prazo / passivo circulante + passivo não circulante.
5. Rentabilidade
A rentabilidade representa o retorno de um investimento, bem como a capacidade de que o mesmo possui de “se pagar”. Por exemplo: aumento das vendas em virtude de uma campanha de marketing.
É importante ressaltar que não existem padrões definidos, pois a rentabilidade depende das especificidades e condições do próprio investimento.
Para o cálculo da rentabilidade, basta aplicarmos a seguinte fórmula:
rentabilidade = lucro líquido / investimento total x 100
Agora que você já conhece alguns exemplos de KPIs financeiros, que tal implantá-los no seu negócio? Aprenda como fazer um planejamento estratégico para garantir o sucesso do seu negócio!
Acesse nossos eBooks gratuitos:
Guia da Consultoria Tributária – A forma mais segura de sua empresa pagar menos impostos Manual da gestão tributária: Guia prático para empresários