Irregularidades tributárias: o que todo empresário precisa saber sobre?

Toda empresa deve pagar seus impostos e tributos rigorosamente em dia. Isso auxilia em seu crescimento e ainda deixa-a com a situação junto ao fisco devidamente em dia. No entanto, quando ocorrem irregularidades tributárias, isso pode trazer uma série de complicações. É preciso evitar essa situação a todo custo.

Abordaremos, neste artigo, de que maneira as irregularidades tributárias podem trazer prejuízos para as empresas. Falaremos, ainda, sobre quais são as principais irregularidades. Por fim, daremos algumas dicas de como um gestor da área de contabilidade pode manter os tributos da companhia em dia. Confira:

 

Como as irregularidades tributárias prejudicam as empresas?

É importante ressaltar que evitar as irregularidades tributárias é um dever das organizações. Para não correr o risco de ter alguma pendência com o Fisco, é muito importante cumprir com todas as obrigações fiscais à risca, de acordo com aquilo que está previsto na lei.

No entanto, se a empresa efetua procedimentos que divergem do que é exigido pela norma jurídica, seja por desconhecimento das leis ou de forma arbitrária, ela ficará sujeita a diversas sanções.

Para que você tenha noção da gravidade, uma das sanções cabíveis no caso de sonegação do tributo é o pagamento, de maneira coercitiva, do valor correspondente ao que não foi pago. O chamado descumprimento de obrigação acessória também é passível de sanção.

Isso tudo também ocasiona um enorme desgaste emocional e psicológico no seio da companhia, sem falar nos gastos desnecessários (e evitáveis) para que a regularização seja possível. É para não passar por esse tipo de situação que toda instituição necessita contar com uma área contábil.

 

Quais são as principais irregularidades tributárias?

As principais irregularidades tributárias são:

  • aquelas pertinentes ao não pagamento do imposto;
  • descumprimento das obrigações acessórias;
  • preenchimento incorreto das notas fiscais;
  • preenchimento incorreto da declaração do IRPJ;
  • dedução maior do que a que efetivamente tem direito;
  • pagamento atrasado dos tributos e impostos.

 

Como manter a área contábil regular?

Visto que é preciso combater as irregularidades tributárias, forneceremos adiante algumas dicas preciosas de como manter a área contábil regular.

 

Preste atenção nas tecnologias da área contábil

Volta e meia sempre estão surgindo tecnologias diferentes no segmento da contabilidade. Softwares, plataformas, técnicas, enfim, uma série de instrumentos tecnológicos emergem e ajudam o setor de contabilidade de uma empresa a otimizar tempo e recursos e elevar o grau de eficiência das apurações e controle.

 

Acompanhe e controle constantemente as ações

Diversos tributos e impostos são cobrados anualmente, mas muitos outros são pagos dentro de períodos menores ou mesmo mensais. Além disso, a contabilidade envolve uma série de processos, o que faz com que seja fundamental ter acompanhamento e controle constante de todas as operações realizadas no setor.

 

Contrate uma consultoria de contabilidade

Contratar uma consultoria de contabilidade ajudará a manter esse setor em dia. A consultoria realizará levantamentos, análises, apurações, auditorias, verificará documentos e datas, estabelecerá estratégias, corrigirá falhas no preenchimento, entre outras tarefas relevantes para o pleno funcionamento da área.

A grande vantagem de garantir que a empresa fique longe das irregularidades tributárias é que isso a deixa em uma situação vantajosa junto à receita e evita perda de tempo e recursos para uma posterior regularização — além de livrá-la das penalidades, que prejudicam oportunidades de negócios.

Quer se manter por dentro de assuntos relacionados à área da contabilidade? Então, assine a nossa newsletter!



Redação Grupo Studio

Equipe de especialistas com a missão de auxiliar as empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários.