Também conhecido como gestão de patrimônio ou gestão de riquezas, o wealth management é um ramo do mercado financeiro que oferece, de forma combinada, os serviços de consultoria, planejamento e gestão de investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

O wealth management é um produto de alto nível, oferecido principalmente para clientes de alta renda – como profissionais liberais, empresários, herdeiros e famílias com grande patrimônio.

Como funciona a gestão de Wealth Management?

O gestor de patrimônio começa desenvolvendo um plano para manter e ampliar o patrimônio do cliente.

Portanto, é feito uma análise com base na situação financeira do mesmo. São levados em conta os objetivos de curto, médio e longo prazo do cliente, além do seu nível de tolerância ao risco.

Assim, após implantar o que foi definido, o gestor passa a se reunir regularmente com os clientes para atualizar metas, revisar e reequilibrar o seu portfólio financeiro.

Além disso, a gerenciamento de patrimônio pode avaliar se serviços adicionais serão necessários – como consultoria tributária, assessoria jurídica e demais complementos.

O objetivo da gestora é sempre buscar atender o cliente por completo, cuidando da sua vida financeira com o máximo de conforto e comodidade.

Para isso, uma gestora do tipo oferece uma estrutura completa de serviços, como:

  • Gestão de investimentos (seleção, consolidação e monitoramento da carteira de ativos);
  • Consultoria financeira;
  • Planejamento familiar, patrimonial e sucessório (family office);
  • Assessoria jurídica, fiscal e contábil;
  • Serviços de administração bancária e custódia de recursos;
  • Gestão fiduciária;
  • Gestão de riscos.

Vantagens do Wealth Management:

São muitas as vantagens do Wealth Management como a gestão de investimento, realizada por profissionais especialistas no mercado.

Além disso, ocorre a diluição de custos e acesso às melhores alternativas de investimentos. Outro ponto é a política de investimentos desenvolvida de forma personalizada para o cliente.

Outro ponto vantajoso é a assessoria profissional em todos os aspectos ligados ao patrimônio – como área jurídica, fiscal, contábil e financeira.

De fato, a administração de recursos e patrimônio mais adequada para cada situação também é uma forma de permitir que o capital esteja protegido independente do momento econômico.

Uma vantagem interessante é a existência de duas modalidades: a de Private Wealth Management, focada na fortuna de apenas uma pessoa e a Family Wealth Management, focada na fortuna de toda a família. Assim, cada caso possui soluções personalizadas.

Por fim, a reavaliação contínua dos resultados, com rebalanceamento de ativos, monitoramento de risco e modificações nas alocações dos recursos, fazendo uma gestão de riscos mais efetiva.