Pelo menos uma vez, é comum precisar de capital de giro. Normalmente, pensamos em fazer empréstimos ou financiamentos nesse tipo de situação. E se então, você pudesse adiantar o recebimento de um dinheiro que já lhe pertence?

O que torna isso viável é o procedimento chamado de “antecipação de recebíveis”. Com essa antecipação, é possível adiantar um dinheiro das vendas que fez parcelado e que só receberia alguns meses depois.

Atualmente, existem diversas empresas dedicadas a realizar esse tipo de operação, assim como, instituições bancárias. A diferença entre os bancos e outras instituições, é o valor das taxas e juros. Como de costume, os bancos tradicionais possuem taxas mais altas em relação a outras instituições.

Quais são os benefícios da antecipação de recebíveis?

Um dos principais benefícios do procedimento é assegurar a expansão do empreendimento. Assim como, saber usufruir os momentos mais propícios para se fortalecer no mercado.

Todavia, é praticamente inviável fazer isso sem fazer um ajuste nas finanças da empresa, especialmente quando isso envolve contratação de crédito.

Para driblar as taxas de juros abusivas dos empréstimos e ainda, suprir as necessidades de expansão do negócio, a melhor opção é a antecipação de recebíveis.

Confira as principais vantagens da antecipação de recebíveis:

  • Rapidez na liberação dos recursos

Contar com o dinheiro em curto prazo alivia o caixa da empresa, além de reduzir os percentuais de endividamento.  Dependendo da instituição escolhida, o dinheiro pode ser disponibilizado no mesmo dia da solicitação.

  • Evita empréstimos e financiamentos

Além de fugir das altas taxas de juros, a antecipação de recebíveis descarta o compromisso do pagamento de parcelas do crédito contratado.

  • Crédito da própria empresa

Uma outra vantagem da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu e não de terceiros, como acontece com a contratação de outras linhas de capital de giro ou de créditos disponíveis no mercado.

  • Redução de inadimplência

Quando você solicita a antecipação de recebíveis, automaticamente os clientes que possuem contas a pagar, passarão a devê-las à factoring, dessa forma, é a instituição que ficará responsável pelas medidas cabíveis nos casos de inadimplência.

  • Negociação simples

Sabendo que o principal objetivo da antecipação de recebíveis é melhorar o fluxo de caixa da empresa, ela é capaz também de facilitar a negociação da empresa com fornecedores e clientes.

Os aspectos se tornam mais flexíveis com a antecipação, seja em relação ao valor final dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como os prazos de entrega.

  • Aceleração da empresa

Só por não ter boa parte dos recursos presos em recebíveis, a empresa já ganha agilidade de maneira geral, tendo mais liquidez para aproveitar oportunidades e assim, negociar com maior facilidade com os fornecedores em busca das mais diferenciadas condições.

Solicitar a antecipação de recebíveis vale a pena?

Primeiramente, tudo depende da situação em que o empreendimento está. A saúde financeira da empresa e a continuidade das operações, por exemplo, sempre devem ser colocadas como prioridade.

Abaixo listamos algumas situações que envolvem a antecipação de recebíveis:

  • Injeção de capital de giro

É praticamente impossível manter as portas da empresa aberta sem um capital de giro. Sendo assim, quando o empreendimento fica sem esse capital, é preciso agir rapidamente em busca de uma solução.

É necessário sempre pensar na saída mais barata, obviamente. Em caso de ter percebido essa falta de capital anteriormente no fluxo de caixa projetado, neste caso, o mais viável é conceder descontos para recebimento antecipado.

Mas em caso da necessidade ser imediata, sem poder esperar alguns dias antes dos vencimentos concedidos, a melhor saída é antecipar os recebíveis. Com certeza, isso será mais viável que fazer um empréstimo.

  • Investimento

Sabemos que a expansão do negócio pode necessitar de muitos recursos, até além do que o empreendimento tem disponível.

Antes mesmo de tomar qualquer ação, você precisa saber se realmente o dinheiro que será investido terá um retorno minimamente garantido. Ou seja, um projeto baseado em números concretos.

  • Obrigações em dia

Uma das mais importantes políticas de toda empresa é manter as obrigações em dia. Mas vale lembrar que não são todas as situações em que será necessário gastar todo o dinheiro que tem a receber para evitar inadimplência.

Dependendo da situação, principalmente se envolve dívidas altas, o mais viável é sempre procurar negociar para que se tenha um prazo para as quitações e em parcelas pequenas.

Assim, você manterá o dinheiro disponível no momento, vai receber o que está previsto em curto prazo e pagar as dívidas em aberto, além de poder quitar as que ainda virão.

Fonte: Jornal Contábil