Impulsionados pelas medidas de distanciamento tomadas em razão da pandemia, o home office e o trabalho híbrido permanecem sendo adotados por algumas das maiores empregadoras do país, e a expectativa é que sejam mantidos, mesmo com o avanço da vacinação.

A decisão de seguir com a opção do trabalho remoto, ao menos algumas vezes na semana, está em linha com o que dizem levantamentos recentes, em que os trabalhadores dizem querer aproveitar a experiência de trabalho que tiveram nos últimos anos e preferem não estar no escritório todos os dias.

De acordo com Relação Anual de Informações Sociais, Rais, do Ministério do Trabalho e Previdência, fazem parte dos maiores empregadores formais do país instituições bancárias (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú), os Correios, empresas do setor de alimentação (BRF e Seara), de teleatendimento (Atento) e de saúde (Raia-Drogasil).

Estratégias

Helen Kupp coautora do livro “How The Future Works” (“Como o Futuro Funciona”, em tradução livre), escreveu um artigo para o site Inc. baseada em dois anos de pesquisa em estudo com mais de 10 mil trabalhadores realizado pelo Future Forum do Slack.

Ela sugere três estratégias para melhorar sua equipe no sistema home office ou trabalho híbrido. Veja:

Saiba a diferença entre fundamentos e princípios:

A pesquisa feita pelo Slack mostrou que 79% dos trabalhadores buscam flexibilidade. Segundo Kupp, é preciso encontrar equilíbrio entre os desejos dos funcionários e as necessidades da empresa. Uma maneira de fazer isso é estabelecer os fundamentos e os princípios do que significa trabalho flexível na sua companhia e como você gostaria que eles fossem trabalhados no dia a dia.

Enquanto os princípios se instalam em ações que tomam como base os valores centrais da sua companhia, os fundamentos funcionam como um conjunto de diretrizes, que garantem comportamentos alinhados com os princípios acordados pela empresa. Aliados, eles devem atuar para que as pessoas consigam a liberdade para seus projetos dentro das diretrizes corporativas.

O tempo é mais importante que o lugar

Muitas pessoas gostam do trabalho híbrido por conta de liberdade de escolher onde trabalhar. E claro que esse é um ponto a ser levado em consideração, mas existe algo que as pessoas desejam mais do que escolher onde trabalham: quando trabalham.

A flexibilidade de horários, segundo a autora, é o que desejam 94% dos participantes da pesquisa. Mas infelizmente, é um tema pouco discutido e muitas lideranças não sabem como fazer times de horários diferentes trabalharem juntos.

Para Kupp, o mais importante, a princípio, é permitir que os funcionários decidam como irão trabalhar em equipe. Ela exemplifica que é possível escolher horários em que todos estarão disponíveis ao mesmo tempo, enquanto o restante do dia fica a critério do colaborador.

Onsite é o novo offsite

Os conceitos de trabalho remoto e híbrido vieram para ficar, mas é preciso avaliar as dificuldades que os times podem enfrentar por conta desta mudança. Uma delas é a socialização.

Reuniões online acabam se tornando impessoais, e é desafio dos líderes criar conexões nestes encontros. Kupp sugere trazer os dias de dentro do escritório para a jogada. A dica é reunir a equipe e fomentar a socialização. Permita que o time escolha se reunir periodicamente para discutir ideias ou simplesmente trabalhar em conjunto.

Reflita: Trabalhe a favor das transformações!

Os líderes precisam entender que, para reter ou atrair grandes talentos, eles precisam seguir um novo manual. Segundo a autora, as empresas que experimentaram novos modelos de trabalho tiveram funcionários mais produtivos, felizes e com maior senso de pertencimento dentro da cultura e equipe da empresa.

As pessoas não estão dispostas a abrir mão da liberdade e do conforto do trabalho remoto ou híbrido. Logo, é essencial que os dirigentes comecem a trabalhar a favor das transformações dos escritórios e seus talentos.

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