Não existe uma receita única para ser um bom líder. Até porque, os requisitos necessários para uma liderança eficiente mudam com o passar do tempo, seguindo as transformações no mercado de trabalho. Porém, existem algumas características que tornam um gestor mais capacitado para manter as equipes engajadas e produtivas.
Confira abaixo algumas dessas características:
Estilo de liderança
Para entender o seu estilo de liderança e saber se ele está no caminho certo, é preciso se autoconhecer. É possível identificar o seu tipo de liderança pedindo feedback para os integrantes do seu time e analisando suas atividades diárias”, diz Carolina Cabral, gerente sênior de recrutamento da consultoria de recrutamento Robert Half.
A identificação fica mais simples quando você conhece quais são os estilos de liderança mais comuns. São eles:
- Liderança autocrática: comando e controle são as palavras de ordem, mas esse modelo está em desuso. O líder tem perfil autoritário e centralizador. Gere com regras definidas e nenhuma abertura para novas ideias.
- Liderança democrática: participação coletiva é a chave. Líder com a postura aberta à participação, sugestões e contribuições da equipe. Ele busca satisfação, bem-estar e motivação do time.
- Liderança liberal: líder tem uma postura que deixa a equipe à vontade, sem necessidade de acompanhamento constante, pois conta com a capacidade de autogestão da equipe.
- Liderança transacional: a liderança é vista sob a perspectiva de uma transação. Ou seja, o foco do gestor é na entrega de curto prazo, numa relação mais distante e mais mediada pela hierarquia e centralização de decisões.
- Liderança transformacional: oposto à transacional, esse estilo de liderança é pautado na conexão emocional entre gestor e equipe – algo que só pode ser alcançado quando as duas partes se importam uma com a outra.
O que define um bom líder?
Não existe uma resposta única para isso e as percepções variam de pessoa para pessoa. Pode ser que para uma pessoa um bom gestor é quem delega um objetivo com prazo e acabou. Para outra, talvez seja quem explique como fazer.
Mas desenvolver bem habilidades comportamentais é fundamental para exercer uma liderança inspiradora. “Um bom líder é alguém que inspira e motiva diariamente sua equipe de trabalho. Líder bom é aquele que se adapta ao momento do time”, diz Carolina.
Pilares da boa liderança
- Contrato psicológico: é aquilo que o gestor acorda com a equipe, tornando as regras e expectativas explícitas. Mas é importante manter o olhar individual, visto que cada membro do time precisa de tratamento personalizado de acordo com suas necessidades e personalidade.
- Segurança psicológica: criar um ambiente para que as pessoas sintam a vontade para ser quem elas são. Isso deixa o clima melhor e ajuda os líderes a desenvolver as equipes.
- Suporte organizacional: é a capacidade de a empresa proporcionar um ambiente adequado ao trabalho aos seus funcionários. Aspectos como tecnologia, conexão e mobiliário entram nesse pilar. A liderança deve estar sempre atenta às necessidades da equipe para melhoras as condições e também, ter flexibilidade se algo sai fora do planejado.
Como se preparar para ser um líder melhor?
Mais uma vez, o autoconhecimento é fundamental. Para ser um bom líder, você precisa saber como se relaciona com o mundo social. É um processo de aprendizagem constante.
Carolina, da Robert Half, comenta que os líderes precisam preparar suas habilidades comportamentais, principalmente as de comunicação eficiente, resiliência, flexibilidade, visão de futuro e empatia. “É importante ter em mente que existem diferentes formas de liderar e que um estilo específico pode funcionar com determinado membro do time, mas com outro não. O líder resiliente deverá ser capaz de encontrar as formas mais eficientes de gerir”, explica.
Fonte: Você RH.