A incubadora interna do Google, a Área 120, anunciou recentemente o lançamento do Tables, uma nova ferramenta de organização de fluxo de trabalho e gestão de projetos que deve bater de frente com Trello, Asana e Airtable.

Uma das funcionalidades de destaque do Tables é a automação ao estilo IFTTT (tradicional ferramenta de automatização de tarefas) que é capaz de interagir com outros produtos como o Google Groups e o Google Sheet. Mas, por enquanto, a novidade está disponível somente para usuários dos EUA.

O gerente-geral do Tables, Tim Gleason, deu o seu próprio exemplo para justificar a necessidade de trazer mais uma ferramenta deste tipo para o mercado. “Estou há muito tempo na indústria de tecnologia e durante toda a minha carreira, sempre tenho tido dificuldades de monitorar projetos. Nossas equipes coletam notas e documentos que, muitas vezes estavam desatualizados e tínhamos de sincronizar manualmente a informação. Passei mais tempo controlando o trabalho do que trabalhando”, comentou.

Google Tables

O planejador do Google possibilita que os membros de um projeto organizem todas as tarefas relacionadas a ele em um quadro branco virtual e personalizem sua interface, de forma que possam visualizar uma descrição de cada tarefa, seu status e que membros da equipe estão responsáveis por levá-las a cabo. Permite ainda adicionar anexos quando necessário.

Entre os objetivos da ferramenta está detectar, sem intervenção manual do usuário, o andamento de um projeto, facilitando o trabalho de agendamento de lembretes por e-mail com base em datas de entrega, reatribuindo tarefas com base na disponibilidade ou enviar mensagens para uma sala de bate-papo diante de problemas urgentes.

A entrada ao universo Tables é gratuita. Nesta condição, o usuário tem acesso a 100 tabelas, 1000 linhas, até 1 Gb de arquivos anexos e 50 ações de bot. Mas também há uma modalidade paga (US$ 10 ao mês) com algumas características adicionais, como recursos avançados de histórico, formulário e compartilhamento. Aqui são 1000 tabelas, 10 mil linhas, até 10 Gb de arquivos anexos e 500 ações de bot.