Uma permissão emitida pelo Departamento de Veículos Automotores da Califórnia, no EUA, representa um significante passo para o uso dos veículos autônomos no cotidiano. O órgão norte-americano autorizou a startup de robótica Nuro a operar seus carros autônomos de maneira comercial, com cobrança de taxa pelo serviço.

Essa é a primeira vez que uma empresa recebe esse tipo de permissão na Califónia, sendo que inicialmente ela está autorizada a operar o seu serviço de entregas em partes dos condados de Santa Clara e San Mateo, o que significa que a maior parte do Vale do Silício e seus trabalhadores de tecnologia estariam sob seu domínio, mas não cidades maiores como San Francisco ou Oakland.

Apesar da liberação, há algumas restrições para o serviço: os veículos (que inicialmente serão unidades do Toyota Prius) podem circular em vias onde a velocidade máxima seja de 55 km/h e eles podem rodar a no máximo 40 km/h, ou seja, por enquanto ninguém verá um carro de entregas sem motorista em uma rodovia ou via expressa. Além disso, os veículos só estão autorizados a rodar em “condições meteorológicas favoráveis” – o veículo das imagens, o R2, entrará em operação posteriormente por meio de novas parcerias.

“A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia”, disse o diretor do DMV, Steve Gordon. “Continuaremos a manter a segurança do público automobilístico em mente à medida que esta tecnologia se desenvolve.”