A Sino Biopharmaceutical Ltd. fechou acordo para adquirir uma fatia de 15,03% da Sinovac Life Sciences Co., responsável pelo desenvolvimento da vacina contra a covid-19, por US$ 515 milhões.

“O conselho acredita que com a entrada desses recursos a empresa será um parceiro estratégico chave para o grupo e espera que ambas as partes unam esforços para expandir a parceria e melhorar ainda mais a capacidade de vendas de vacinas, expansão para mercados no exterior, bem como desenvolvimento de novas tecnologias”, acrescentou a Sino Bio em nota apresentada na Bolsa de Valores de Hong Kong.

A Sinovac afirmou em comunicado separado que tem condições de produzir 300 milhões de vacinas. Contudo, uma segunda instalação de produção, prevista para o fim de 2020, pode dobrar o montante geral para 600 milhões de doses.

A coronavac é uma das três vacinas experimentais contra a COVID-19 que a China tem usado para inocular 1 milhão de pessoas em seu programa emergencial.

Atualmente a Sinovac fechou acordos com Indonésia, Turquia, Chile e Filipinas. No Brasil, o governador de São Paulo, João Doria, aderiu à vacina. Nesse sentido, o Instituto Butantan realiza a fase 3 de testes com o imunizante. Os resultados serão apresentados até o dia 15 de dezembro.