Duas em cada três organizações no Brasil não utilizam estas ferramentas, mesmo que estejam disponíveis.

Entenda o Customer Experience

Atualmente, a busca por uma entrega personalizada para o usuário pode ser a chave para conquistar aumento de vendas, ou fidelização do cliente, de acordo com o objetivo de cada negócio. Tendência do mercado, a experiência do usuário configura, cada vez mais, como prática essencial para alcançar o sucesso comercial, tendo em vista a intensa digitalização a qual o mercado vem sofrendo.

Apesar disso, segundo pesquisa da Dinamize, duas em cada três empresas brasileiras não utilizam ferramentas para se adequarem a essas novas práticas. Do total de empresas, apenas 33,73%, praticamente um terço, utilizam as ferramentas de segmentação e personalização disponíveis na plataforma.

Ferramentas Disponíveis e Sua Adesão

Dos recursos disponíveis, a Automação é a mais utilizada – 59,04% de empresas utilizam esse artifício, que consiste em ações criadas automaticamente a partir de um critério específico definido pelo cliente, chamado de gatilho na plataforma, utilizado para captar a atenção do cliente.

Na sequência, utilizado por mais da metade das empresas (52,41%), estão as Integrações – que são compreendidas como a possibilidade de conectar a plataforma a outros sistemas, como o CRM. Em terceiro lugar, aparecem as soluções de Captação e E-mail pontual, com 48,8% e 35,54%, respectivamente.

Os recursos menos utilizados são o Lead Tracking, que identifica as páginas visitadas por cada contato, com 22,9%, e o Score, que utiliza um sistema de pontuação aos contatos a partir de cada interação realizada na plataforma ou nos canais integrados.

“O uso de ferramentas de marketing digital está mais do que consolidado no mercado brasileiro, ainda mais diante da digitalização constante dos últimos anos. Contudo, ainda há espaço para que as empresas possam usufruir de forma completa todos esses recursos”, afirma Juliana Lopes, Customer Success Sênior da Dinamize.