Categoria(s) do post: Geral

Quando se fala em abrir uma empresa ou seu próprio negócio, uma das principais condições a serem avaliadas é o capital de giro do negócio. Mas, afinal, o que é o capital de giro e por que ele é tão importante?

Capital de Giro

Em poucas palavras, o capital de giro é uma reserva de dinheiro que toda empresa deve ter para arcar com os custos e manter as despesas da companhia ao longo do tempo. Isso vale desde os custos para abrir a empresa quanto para pagar contas, fazer reformas etc. 

Ou seja, ele é quem vai cobrir parte das despesas fixas e pontuais da companhia. 

Essa reserva é independente de possíveis lucros que a empresa esteja gerando ou de outras fontes de renda que possui. Os recursos que formam o capital de giro estão no estoque da companhia, em seu caixa, no banco, em contas a receber etc.

O capital de giro consiste em uma reserva que a instituição precisa ter para realizar suas atividades de maneira saudável e, assim, manter a boa qualidade de suas operações e o pagamento de suas contas em dia.

Saiba que o termo “giro” está relacionado à movimentação do capital da empresa, ou seja, desde o pagamento dos fornecedores até o recebimentos das vendas efetuadas. Dessa forma, com um bom valor em caixa, a empresa apresenta um giro capaz de manter o seu pleno funcionamento e de pagar os seus gastos.

Qual a importância de capital de giro?

Realizar um eficiente controle e administrar bem o capital de giro da companhia é primordial para manter o fluxo de caixa satisfatório e saudável. Assim, diversos contratempos podem ser evitados.

O valor do capital de giro está relacionado a diversos fatores, que são específicos de cada organização. Por essa razão, é necessário contar com o auxílio de um especialista no assunto e que compreenda suas necessidades.

A ausência da análise ou da criação do capital de giro pode fazer com que os empreendedores precisem buscar recursos adicionais. Isso proporciona muitos problemas e coloca a empresa em uma situação complicada, mas, caso exista um excelente planejamento e organização, isso é evitado.

Como calcular

Para conseguir calcular o giro da empresa, você precisará ter o controle gerencial atualizado, ou as entradas e saídas da empresa. Normalmente, os gastos surgem antes dos ganhos, assim, todo o investidor precisa calcular a sua necessidade de capital de giro para ser possível saber o quanto é preciso ter em caixa.

O valor necessário muda de acordo com o ciclo da organização e, quanto maior for o tempo de recebimento pelos produtos e serviços oferecidos, maior deverá ser o valor. Por essa razão, o cálculo do capital de giro precisa ser algo rotineiro, visto que o gestor deve agir de forma rápida ao descobrir a insuficiência de recursos.

Para conseguir realizar o cálculo, é preciso saber e separar os custos fixos, ou seja, aqueles essenciais para o funcionamento da empresa, como contas de água, luz, salário e internet. Após somar essas despesas, é momento de saber quanto seu estabelecimento deverá vender para que elas sejam pagas em dia e comecem a gerar lucro.

Saiba que o valor da reserva precisa ser correspondente a até 60% do total de ativos. Para calcular esse montante, você pode fazer uso da seguinte fórmula:

ativos circulantes (AC) – passivos circulantes (PC) = capital de giro líquido (CGL)